A reciclagem como atividade educativa ambiental: relato de experiência desenvolvida no ensino fundamental
Resumo
Este trabalho relata uma experiência de ensino desenvolvida a partir da execução de um projeto interdisciplinar com a temática Reciclagem do Lixo realizada com os alunos do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal da cidade de Uruaçu-GO durante todo o ano de 2014. Tem como objetivos refletir sobre o destino do lixo, conscientizar os alunos sobre o cuidado que se deve ter com o meio ambiente e conciliar o diálogo entre as diversas disciplinas em torno do tema transversal Educação Ambiental. Durante o desenvolvimento do projeto foram utilizadas diversas ações e estratégias para a obtenção dos dados: pesquisas na internet, jornais e revistas, exibição de filmes, palestras, visita ao lixão local, coleta seletiva do lixo semanal na escola e oficinas de reciclagem de brinquedos com garrafas pet. As disciplinas envolvidas foram Educação Física, Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes e o Programa Mais Educação. Aos professores destas disciplinas coube, no seu papel de mediadores, proporcionar a conciliação dos conteúdos, a construção do conhecimento e do senso crítico. Construiu-se no Power Point um Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) envolvendo a temática Reciclagem do Lixo e o cuidado que se deve ter com o meio ambiente. As atividades realizadas durante o desenvolvimento do projeto proporcionaram aos educandos espaços para o diálogo e construção de conhecimentos pautados em uma discussão mais ampla e consistente do que seja o Meio Ambiente, o lixo e a reciclagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-26
Como Citar
MENDES, O. A. B.; ARAÚJO, C. S. T.; BASTOS, S. M. C. A reciclagem como atividade educativa ambiental: relato de experiência desenvolvida no ensino fundamental. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 323–329, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38327. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Relatos de Experiências
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).