Escolas, práticas educativas e projetos pedagógicos: pesquisas da Rede Internacional de Escolas Criativas
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38315Resumo
A Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) tem por objetivo investigar, reconhecer e difundir o potencial criativo e inovador de escolas e professores e, assim, contribuir para a socialização e intercâmbio de projetos e processos institucionais criativos, transformadores e construídos coletivamente, frutos de uma nova consciência nutrida por uma cultura de mudança, transformadora de práticas educativas e da sociedade. Almejamos criar uma rede de escolas e instituições que possa intercambiar entre si, criando, de tal modo, uma consciência coletiva de mudança na educação a partir de centros pioneiros, inovadores e criativos. Dessa forma, pretende-se construir as bases para a reforma do pensamento a partir do diálogo entre o saber pedagógico, práticas, experiências docentes, gestão democrática e participativa das escolas criativas e a educação complexa inter/transdisciplinar. Pretende-se, também, que a divulgação de projetos criativos e escolas com trajetória inovadora possam servir de referência para outras escolas atingirem desejadas melhorias nos projetos e práticas educativas, nos valores e relações humanas. Saber mais sobre os processos de transformação das instituições, suas dificuldades e as formas de superá-las é um convite para pensarmos juntos propostas plurais que valorizem a diversidade, o multiculturalismo e potencial humano. Para tanto, a RIEC investiga, hoje, escolas nos Estados de Goiás, Santa Catarina e Tocantins. Este texto tem como escopo principal a exposição das pesquisas, que ora se desenrolam, em diversos estágios de investigação com base nos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores da Universidade Estadual de Goiás (UEG); Universidade Federal de Goiás (UFG); Universidade Federal do Tocantins (UFT); Centro Universitário Barriga Verde (Unibave); Universidade Regional de Blumenau (FURB); e Universidade Estadual do Ceará (UECE).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-26
Como Citar
SUANNO, M. V. R.; SUANNO, J. H.; PINHO, M. J. de; ZWIEREWICZ, M.; SILVA, V. L. de S. e; LIMAVERDE, P. Escolas, práticas educativas e projetos pedagógicos: pesquisas da Rede Internacional de Escolas Criativas. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 227–241, 2015. DOI: 10.5216/rp.v26i2.38315. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38315. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Outros Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).