Sinais de libras elaborados para os conceitos de massa, força e aceleração
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38310Resumo
O presente trabalho é um recorte de uma dissertação de mestrado, que teve como tema o Ensino de Física para alunos surdos cujo objetivo foi criar sinais na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para conceitos de Física e verificar a aceitação dos mesmos. A proposta de criação desses sinais foi motivada pelos resultados de uma pesquisa anterior, em que verificamos que os alunos surdos possuem muitas dificuldades na aprendizagem de conceitos físicos, principalmente, porque os intérpretes de Libras usam sinais do cotidiano para explicar os conceitos físicos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que, primeiramente, verificamos os sinais existentes relacionados aos conceitos de força, massa e aceleração. Posteriormente, para a criação dos sinais dos conceitos de Física escolhidos, desenvolvemos uma sequência didática, fundamentada na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, para preparar um grupo de instrutores surdos, do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS/SED/MS), pois são os surdos que criam e validam os sinais em Libras. Para verificar a aceitação dos sinais, convidamos alunos que frequentavam o CAS e usamos os sinais na discussão do conteúdo sobre as Leis de Newton. Neste artigo são apresentados os dados da elaboração dos sinais pelos instrutores surdos e da testagem com os alunos, os quais foram levantados por meio de filmagens e gravações de áudio, transcritos e analisados usando a Análise Microgenética, fundamentada na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky. Os resultados evidenciaram que, inicialmente, os alunos surdos, embora já tivessem estudado os conceitos físicos cujos sinais foram criados, demonstraram que não sabiam ou não se lembravam desses conceitos, que o uso desses sinais, articulados com aulas interativas e mediadas pelo professor, contribuíram para a diferenciação entre os conceitos cotidianos e os conceitos científicos e houve a aceitação dos novos sinais pelos alunos surdos investigados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-26
Como Citar
VARGAS, J. S.; GOBARA, S. T. Sinais de libras elaborados para os conceitos de massa, força e aceleração. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 187–202, 2015. DOI: 10.5216/rp.v26i2.38310. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38310. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).