A aplicação de uma proposta teórico-vivencial na formação inicial dos professores de Física
Resumo
Embora seja reconhecida a importância de aspectos afetivos na formação de professores de Ciências, há uma predominância de aspectos cognitivos, por vezes vistos como condição suficiente para a formação docente na referida área. Assim, apesar do crescente interesse na pesquisa sobre fatores não cognitivos, é comum observarmos práticas de formação pautadas numa perspectiva estritamente intelectual do ensino e aprendizagem científica. Uma possível explicação para essa dificuldade em mudar o paradigma pedagógico seria a desconsideração de que aquilo que é transmitido afetivamente, na história dos sujeitos, não pode ser transformado considerando-se apenas a dimensão cognitiva na formação docente, pois constitui-se também em aspectos irrefletidos que ecoam no espaço escolar, mobilizando processos inconscientes que interferem diretamente na constituição da subjetividade dos atores dos processos pedagógicos. O cerne deste trabalho é o desenvolvimento de estratégias de ensino teórico-vivenciais com alunos do curso de Licenciatura em Física da UFPA/Belém, na disciplina de Didática Geral, em que se criaram situações que envolviam a prática de sala de aula na educação básica e a relação do professor com o conhecimento científico. A intenção era fazer emergir não apenas o sujeito do inconsciente, mas também as dimensões social, histórica e intersubjetiva, pois o professor é um sujeito que surge na presença do aluno. A Psicanálise foi utilizada como referencial para estruturação da proposta de trabalho, bem como análise dos resultados. Observou-se, durante a análise parcial das informações coletadas, uma herança psíquica transmitida e que constituía subjetividade dos sujeitos, estruturando o espaço pedagógico e perpetuando “jeitos de ser”. O que foi transmitido ao aluno da licenciatura, durante a sua história escolar, além do conteúdo, é um lugar a ocupar e uma carga a assumir. E o não tratamento desta dimensão afetiva, pode alienar o sujeito, colocando-o em um processo de repetição.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-26
Como Citar
NETO, J. A. F.; PESSOA, W. R. A aplicação de uma proposta teórico-vivencial na formação inicial dos professores de Física. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 287–292, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38320. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Relatos de Experiências
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).