Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Actual
Acerca de
Sobre la revista
Declaración de privacidad
Contacto
Archivos
Envíos
Avisos
Fontes/Indexadores
Guias Rápidos
Equipo editorial
Rede Colaborativa
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 2 Núm. 1 (2017): Revista Articulando e Construindo Saberes
Vol. 2 Núm. 1 (2017): Revista Articulando e Construindo Saberes
Publicado:
2017-08-29
Número completo
Revista completa-PDF (Português (Brasil))
Artigos
Sumário
Sumário Revista Articulando e Construindo Saberes
PDF (Português (Brasil))
AKW?KRÃWAIHKU NÃHÃ ROWASKUZE
Silvino Sirnãw? Xerente
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.48993
INY RYBÈ RTIDYY
Sinvaldo Oliveira Wahuka
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.48994
CARTAS DO MÉXICO. UM OLHAR ANTROPOLÓGICO SOBRE INTERCULTURALIDADE
Mariano Báez Landa
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.48995
A INTERCULTURALIDADE COMO FERRAMENTA PARA DESCOLONIZAR A EDUCAÇÃO – REFLEXÕES A PARTIR DA AÇÃO ‘SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA’
Antonio H. Aguilhera Urquiza
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.48996
MINHAS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CURSO DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL/UFG
Paulo César Beti Karajá
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.48998
SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA
Carmelita Krtidi Xerente
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.48999
TOBDA´É: JOGO DE PETECA
Daniel Maratedewa Dzaywa
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49066
COMIDA TRADICIONAL XAVANTE
Edgar Tsere’õmorãté Urébété
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49067
COMPARTILHAR COM O PRÓXIMO
Francisco Rodrigues Tserene’ ewe Tsipibu
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49068
A CHEGADA DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO DO POVO XERENTE
Wakedi da Mata Brito
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49005
ROTAÇÃO DE PERSPECTIVA: REFLEXÃO SOBRE ENSINO DE ANTROPOLOGIA PARA PROFESSORES INDÍGENAS
Odair Giraldin
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49006
REFLEXÕES EM TORNO DO TEMA CONTEXTUAL “ETNICIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL”
Elias Nazareno, Ordália Cristina Gonçalves Araújo
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49007
ATITUDES ETNOLINGUÍSTICAS DO POVO TAPUIA DO CARRETÃO (GO) E SUA RELAÇÃO COM A ATUAÇÃO DOS PROFESSORES INDÍGENAS NO CONTEXTO DE SUAS PESQUISAS E DIFERENTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERCULTURAIS
Maria de Lurdes Nazário
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49008
EDUCAÇÃO KUP? E COSMOLOGIA PANH?: DIFÍCIL RELAÇÃO?
Júlio Kamêr Ribeiro Apinajé
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49009
AS DIFERENCAS E AS PARECENÇAS ENTRE ALUNOS INDÍGENAS KRIKATI E NÃO INDÍGENAS NO C. E. PARSONDAS DE CARVALHO
Karitânia dos Santos Araújo
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49010
HISTÓRIA DA ORTOGRAFIA KARAJÁ: LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA DA LÍNGUA KARAJÁ
Leandro Karajá Lariwana
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49011
PYHCOP CATI JIJÕ PJII - TERRITÓRIO GAVIÃO DO MARANHÃO
Luciana de Oliveira - Juhen/Ca Dias, Diana Sansão - Jar Guileto, Edimara Bandeira - Ajcrun Guará, Edivaldo Moreira - Toxwa Gavião, João Grossar Cardoso - Xyj Cr Gavião, Joaquim - Eh’caryy Cardoso, Katiúscia Brito Teixeira da -Cu’tete/Te Costa, Leonice Cardoso - Wacõo Gavião, Mara Lúcia Bandeira Martins -Amxyh Gavião, Marcélia Guará - Haprex Gavião, Maria Barros - Hyn’Crii Timbira, Raquel Bandeira - Pynhyc Gavião, Suely Bandeira – Recwyj Gavião
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49012
A PEDAGOGIA DA RETOMADA: decolonização de saberes
Maria do Socorro Pimentel da Silva
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49013
A TRANSMISSÃO DE NOMES GAVIÃO: FABRICANDO PESSOAS E COLETIVIDADES (GAVIÃO PYHCOPCATI JI – AMAZÔNIA MARANHENSE)
Maycon Melo, Paulo Belizário Gavião
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49014
PROCESSOS E ORNAMENTOS: COMO FORMAR UMA NOVA HÕKREPÔJ (CANTORA) ENTRE OS RÀMKÔKAM?KRA/CANELA
Ligia Raquel Rodrigues Soares, Ricardo Kutokre Canela
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49015
VIDA E SABERES CULTURAIS COTIDIANOS EM UMA ALDEIA TENTEHAR
Maria José Ribeiro de Sá, Maria das Graças Silva
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49016
“NA NOSSA CULTURA NINGUÉM DANÇA SOZINHO”: A ESCOLA, OS SABERES INDÍGENAS E A NOÇÃO DE COLETIVIDADE
Emilene Leite de Sousa
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49017
CORTE DE CABELO
Michael Rã'wa Tsa'e'omo'wa
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49069
INVESTIGAÇÕES A RESPEITO DA SITUAÇÃO DE COMUNICAÇÃO DOS AKW?-XERENTE SURDOS
Euder Arrais Barretos
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49019
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AKW? E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS ESCOLAS AKW?
Adão Wdêrêhu Xerente
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49070
PEDAGOGIAS EM MOVIMENTO: RUMOS MEHI PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR KRAHÔ
Secundo Tôhtôt Xicun, Taís Põcuhtõ, Juliana Têrkw?j, Leonardo Tup?n, Ovídio Kõnry, Ariel Pêphà, André Côhtàt, Alexandre Hartãt Herbetta, Francy Eide Leal, Edvaldo Paraty, Gregório H?htê, Robertos Carlos Jãxy
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49021
O CONTEXTO SOCIAL E AÇÕES PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS INDÍGENAS AKW?
Rogério Srône Xerente, Sílvia Letícia Gomes da Silva Xerente
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49022
HISTÓRIA ESCOLAR E PESQUISAS DIDÁTICAS: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR NO ENSINO DE HISTÓRIA
Luciana Leite
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49023
POLUIÇÃO DE LIXO NA ALDEIA
Hilda Esutkrenple Xerente
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49024
MUDANÇA DE HÁBITOS ALIMENTARES XAVANTE
Romano Tsorodadze Tserenhe'omo
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49025
TECNOLOGIAS INDÍGENAS DA PERSPECTIVA DE PESQUISADORES INDÍGENAS
Mônica Filomena Caron, Jeika Kalapalo, Geovan José dos Santos
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49026
XEKAKOPÃWA E XETANOGÃWA: UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SABEDORIA NO ESPAÇO SOCIOCULTURAL APYÃWA
Nivaldo Korira’i Tapirapé
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49027
HISTÓRIAS APYÃWA
Gilson Ipaxi’awyga Tapirapé, Yrywaxã Tapirapé, Ikatopawyga Daniela Tapirapé, Koxawiri Tapirapé, Koxawiri Tapirapé, Júlio César Tawy’i Tapirapé, Josimar Ieremy’i Tapirapé, Arapaxigi Tapirapé, Klebson Awararawoo’i Tapirapé, Koxamare’i Tapirapé, Kaxowari’i Tapirapé, Xaripe’i Tapirapé, Mônica Veloso Borges
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49028
A BUSCA PELA ESCOLA DIFERENCIADA E O I MOVIMENTO PELA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA APINAJÉ
Dhiogo Rezende Gomes
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49030
O CICLO DE VIDA DA CRIANÇA TAPUIA
Adriana Rosário da Silva, Daiane Aparecida Ferreira dos Santos, Eunice da Rocha Moraes Rodirgues, Gracilene Chaves de Moraes, Silma Aparecida da Silva Costa
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49031
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Desarrollado por
Open Journal Systems