O CONTEXTO SOCIAL E AÇÕES PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS INDÍGENAS AKW?

Autores

  • Rogério Srône Xerente
  • Sílvia Letícia Gomes da Silva Xerente

DOI:

https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49022

Resumo

RESUMO

Esse artigo apresenta os resultados de um trabalho de pesquisa realizado
no Centro de Ensino Médio Indígena Xerente – Warã (CEMIX-WARÃ) e
na Escola Estadual Indígena Sakruiw?. A primeira está localizada na Terra Indígena Xerente e a segunda na Terra Indígena Funil. No desenvolvimento da pesquisa analisamos as características dessas duas escolas e o contexto em que elas se encontram, bem como as atividades desenvolvidas pelos professores indígenas Akw? que lecionam nessas unidades de ensino, com o objetivo de perceber os efeitos da atuação dessas escolas e das ações pedagógicas de professores Akw? na formação de alunos indígenas. E, para tanto, seguimos alguns passos metodológicos que incluíram estudo bibliográfico pertinente ao objeto de pesquisa e à educação escolar indígena, contato com sujeitos do processo de educação escolar e não escolar na comunidade e com ações pedagógicas nas unidades de ensino acima citadas. Esse processo nos fez compreender que a educação escolar indígena necessita encontrar seu caminho através de ações pedagógicas em sintonia com o contexto social indígena, para de fato ser a escola indígena que a comunidade deseja.


Palavras-chave: Escola indígena. Professor indígena. Ações pedagógicas. Cultura Akw?.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-08-29

Como Citar

XERENTE, R. S.; XERENTE, S. L. G. da S. O CONTEXTO SOCIAL E AÇÕES PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS INDÍGENAS AKW?. Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 2, n. 1, 2017. DOI: 10.5216/racs.v2i1.49022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/racs/article/view/49022. Acesso em: 21 dez. 2024.