v. 2 n. 1 (2017): Revista Articulando e Construindo Saberes

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Publicado: 2017-08-29

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Artigos

  • Sumário

    Sumário Revista Articulando e Construindo Saberes
  • AKW?KRÃWAIHKU NÃHÃ ROWASKUZE

    Silvino Sirnãw? Xerente
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.48993
  • INY RYBÈ RTIDYY

    Sinvaldo Oliveira Wahuka
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.48994
  • CARTAS DO MÉXICO. UM OLHAR ANTROPOLÓGICO SOBRE INTERCULTURALIDADE

    Mariano Báez Landa
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.48995
  • A INTERCULTURALIDADE COMO FERRAMENTA PARA DESCOLONIZAR A EDUCAÇÃO – REFLEXÕES A PARTIR DA AÇÃO ‘SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA’

    Antonio H. Aguilhera Urquiza
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.48996
  • MINHAS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CURSO DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL/UFG

    Paulo César Beti Karajá
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.48998
  • SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA

    Carmelita Krtidi Xerente
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.48999
  • TOBDA´É: JOGO DE PETECA

    Daniel Maratedewa Dzaywa
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49066
  • COMIDA TRADICIONAL XAVANTE

    Edgar Tsere’õmorãté Urébété
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49067
  • COMPARTILHAR COM O PRÓXIMO

    Francisco Rodrigues Tserene’ ewe Tsipibu
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49068
  • A CHEGADA DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO DO POVO XERENTE

    Wakedi da Mata Brito
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49005
  • ROTAÇÃO DE PERSPECTIVA: REFLEXÃO SOBRE ENSINO DE ANTROPOLOGIA PARA PROFESSORES INDÍGENAS

    Odair Giraldin
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49006
  • REFLEXÕES EM TORNO DO TEMA CONTEXTUAL “ETNICIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL”

    Elias Nazareno, Ordália Cristina Gonçalves Araújo
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49007
  • ATITUDES ETNOLINGUÍSTICAS DO POVO TAPUIA DO CARRETÃO (GO) E SUA RELAÇÃO COM A ATUAÇÃO DOS PROFESSORES INDÍGENAS NO CONTEXTO DE SUAS PESQUISAS E DIFERENTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERCULTURAIS

    Maria de Lurdes Nazário
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49008
  • EDUCAÇÃO KUP? E COSMOLOGIA PANH?: DIFÍCIL RELAÇÃO?

    Júlio Kamêr Ribeiro Apinajé
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49009
  • AS DIFERENCAS E AS PARECENÇAS ENTRE ALUNOS INDÍGENAS KRIKATI E NÃO INDÍGENAS NO C. E. PARSONDAS DE CARVALHO

    Karitânia dos Santos Araújo
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49010
  • HISTÓRIA DA ORTOGRAFIA KARAJÁ: LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA DA LÍNGUA KARAJÁ

    Leandro Karajá Lariwana
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49011
  • PYHCOP CATI JIJÕ PJII - TERRITÓRIO GAVIÃO DO MARANHÃO

    Luciana de Oliveira - Juhen/Ca Dias, Diana Sansão - Jar Guileto, Edimara Bandeira - Ajcrun Guará, Edivaldo Moreira - Toxwa Gavião, João Grossar Cardoso - Xyj Cr Gavião, Joaquim - Eh’caryy Cardoso, Katiúscia Brito Teixeira da -Cu’tete/Te Costa, Leonice Cardoso - Wacõo Gavião, Mara Lúcia Bandeira Martins -Amxyh Gavião, Marcélia Guará - Haprex Gavião, Maria Barros - Hyn’Crii Timbira, Raquel Bandeira - Pynhyc Gavião, Suely Bandeira – Recwyj Gavião
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49012
  • A PEDAGOGIA DA RETOMADA: decolonização de saberes

    Maria do Socorro Pimentel da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49013
  • A TRANSMISSÃO DE NOMES GAVIÃO: FABRICANDO PESSOAS E COLETIVIDADES (GAVIÃO PYHCOPCATI JI – AMAZÔNIA MARANHENSE)

    Maycon Melo, Paulo Belizário Gavião
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49014
  • PROCESSOS E ORNAMENTOS: COMO FORMAR UMA NOVA HÕKREPÔJ (CANTORA) ENTRE OS RÀMKÔKAM?KRA/CANELA

    Ligia Raquel Rodrigues Soares, Ricardo Kutokre Canela
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49015
  • VIDA E SABERES CULTURAIS COTIDIANOS EM UMA ALDEIA TENTEHAR

    Maria José Ribeiro de Sá, Maria das Graças Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49016
  • “NA NOSSA CULTURA NINGUÉM DANÇA SOZINHO”: A ESCOLA, OS SABERES INDÍGENAS E A NOÇÃO DE COLETIVIDADE

    Emilene Leite de Sousa
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49017
  • CORTE DE CABELO

    Michael Rã'wa Tsa'e'omo'wa
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49069
  • INVESTIGAÇÕES A RESPEITO DA SITUAÇÃO DE COMUNICAÇÃO DOS AKW?-XERENTE SURDOS

    Euder Arrais Barretos
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49019
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AKW? E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS ESCOLAS AKW?

    Adão Wdêrêhu Xerente
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49070
  • PEDAGOGIAS EM MOVIMENTO: RUMOS MEHI PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR KRAHÔ

    Secundo Tôhtôt Xicun, Taís Põcuhtõ, Juliana Têrkw?j, Leonardo Tup?n, Ovídio Kõnry, Ariel Pêphà, André Côhtàt, Alexandre Hartãt Herbetta, Francy Eide Leal, Edvaldo Paraty, Gregório H?htê, Robertos Carlos Jãxy
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49021
  • O CONTEXTO SOCIAL E AÇÕES PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS INDÍGENAS AKW?

    Rogério Srône Xerente, Sílvia Letícia Gomes da Silva Xerente
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49022
  • HISTÓRIA ESCOLAR E PESQUISAS DIDÁTICAS: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR NO ENSINO DE HISTÓRIA

    Luciana Leite
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49023
  • POLUIÇÃO DE LIXO NA ALDEIA

    Hilda Esutkrenple Xerente
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49024
  • MUDANÇA DE HÁBITOS ALIMENTARES XAVANTE

    Romano Tsorodadze Tserenhe'omo
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49025
  • TECNOLOGIAS INDÍGENAS DA PERSPECTIVA DE PESQUISADORES INDÍGENAS

    Mônica Filomena Caron, Jeika Kalapalo, Geovan José dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49026
  • XEKAKOPÃWA E XETANOGÃWA: UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SABEDORIA NO ESPAÇO SOCIOCULTURAL APYÃWA

    Nivaldo Korira’i Tapirapé
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49027
  • HISTÓRIAS APYÃWA

    Gilson Ipaxi’awyga Tapirapé, Yrywaxã Tapirapé, Ikatopawyga Daniela Tapirapé, Koxawiri Tapirapé, Koxawiri Tapirapé, Júlio César Tawy’i Tapirapé, Josimar Ieremy’i Tapirapé, Arapaxigi Tapirapé, Klebson Awararawoo’i Tapirapé, Koxamare’i Tapirapé, Kaxowari’i Tapirapé, Xaripe’i Tapirapé, Mônica Veloso Borges
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49028
  • A BUSCA PELA ESCOLA DIFERENCIADA E O I MOVIMENTO PELA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA APINAJÉ

    Dhiogo Rezende Gomes
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49030
  • O CICLO DE VIDA DA CRIANÇA TAPUIA

    Adriana Rosário da Silva, Daiane Aparecida Ferreira dos Santos, Eunice da Rocha Moraes Rodirgues, Gracilene Chaves de Moraes, Silma Aparecida da Silva Costa
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49031