A BUSCA PELA ESCOLA DIFERENCIADA E O I MOVIMENTO PELA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA APINAJÉ

Autores

  • Dhiogo Rezende Gomes

DOI:

https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49030

Resumo

RESUMO

Este texto apresenta-se como fragmento adaptado de uma pesquisa que
culminou na dissertação de mestrado “M? IXUJAR?NH - Ausência,
presença e busca: o ensino de história na Escola Indígena Tekator do povo Panh?–Apinajé”, concluída em 2016. Aponta-se para registro e reflexão, aqui, parte do processo de busca do povo Apinajé por uma escola indígena que se enquadre como diferenciada e atrelada à construção de um projeto de educação escolar protagonizado por atores indígenas, em que os Apinajé vêm tomando posição. Uma participação ativa e política que busca a escola intercultural, diferenciada e específica nos modos de produção e transmissão dos conhecimentos tradicionais e escolarizados. Um movimento pela educação escolar Apinajé visualizado na organização do primeiro evento político organizado e executado pela comunidade escolar da Tekator, que vem retomando nos últimos anos pautas pertinentes neste contexto, em reuniões importantes, tendo a escola Apinajé e diferenciada como objetivo.


Palavras-chave: Educação escolar indígena. Povo Apinajé. Escola indígena diferenciada.

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Publicado

2017-08-29

Como Citar

GOMES, D. R. A BUSCA PELA ESCOLA DIFERENCIADA E O I MOVIMENTO PELA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA APINAJÉ. Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 2, n. 1, 2017. DOI: 10.5216/racs.v2i1.49030. Disponível em: https://revistas.ufg.br/racs/article/view/49030. Acesso em: 21 dez. 2024.