PONTOS NODAIS PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v39i2.20902Mots-clés :
Curso de Pedagogia, DCNP/2006, Recontextualização e Reformas Educativas.Résumé
RESUMO
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou como Instituições de Ensino Superior têm elaborado os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP's) de seus Cursos de Pedagogia a partir das proposições das DCNP/2006. Como metodologia de pesquisa foi utilizada a análise documental, das DCNP/2006 e dos PPP’s. A análise partiu de duas hipóteses iniciais, a saber: nas atuais propostas de formação há uma tendência de desintelectualização e as normatizações oficiais podem assumir uma expressão diferente da proposta por seus legisladores, amparada nos conceitos de “recontextualização” de Basil Bernstein e de “práticas gazeteiras” de Michel de Certeau. Fez-se necessário um resgate teórico das análises realizadas por diversos autores a respeito das influências inseridas no Curso de Pedagogia pelo contexto de reformas educativas desenvolvidas na década de 1990.
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