PONTOS NODAIS PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Autores/as

  • Leticia Jensen de Oliveira Costa Secretaria de Educação do Estado do Paraná. SEED

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i2.20902

Palabras clave:

Curso de Pedagogia, DCNP/2006, Recontextualização e Reformas Educativas.

Resumen

RESUMO

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou como Instituições de Ensino Superior têm elaborado os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP's) de seus Cursos de Pedagogia a partir das proposições das DCNP/2006. Como metodologia de pesquisa foi utilizada a análise documental, das DCNP/2006 e dos PPP’s. A análise partiu de duas hipóteses iniciais, a saber: nas atuais propostas de formação há uma tendência de desintelectualização e as normatizações oficiais podem assumir uma expressão diferente da proposta por seus legisladores, amparada nos conceitos de “recontextualização” de Basil Bernstein e de “práticas gazeteiras” de Michel de Certeau. Fez-se necessário um resgate teórico das análises realizadas por diversos autores a respeito das influências inseridas no Curso de Pedagogia pelo contexto de reformas educativas desenvolvidas na década de 1990.

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Biografía del autor/a

Leticia Jensen de Oliveira Costa, Secretaria de Educação do Estado do Paraná. SEED

Possui graduação em Pedagogia (2007), Especialização em Filosofia da Educação (2010) e Mestrado em Educação, na linha de Mudanças no Mundo do Trabalho, todos os cursos pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Pedagoga - Secretaria de Estado da Educação. Tem experiência na área de Educação, atuando diretamente em atividades de apoio a equipe pedagógica e docente.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Publicado

2014-08-31

Cómo citar

COSTA, L. J. de O. PONTOS NODAIS PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 39, n. 2, p. 431–449, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i2.20902. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20902. Acesso em: 3 jul. 2024.