CORPO, CULTURA E PAULO FREIRE: A CAPOEIRA COMO POSSIBILIDADE DE UMA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA

Autores/as

  • Anastácia Schroeder Universidade Federal da Bahia
  • Joana Rita Lopes Vieira Universidade Federal da Bahia
  • Maria Cecília De Paula Silva Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.44066

Palabras clave:

Capoeira, Corpo, Paulo Freire, Educação Libertadora

Resumen

O presente artigo, de base teórica, objetiva relacionar conceitos freirianos de ser mais, conscientização, liberdade, ler o mundo, situações limite, oprimido opressor,  com os fundamentos e o universo simbólico da Capoeira, manifestação cultural afro-brasileira de luta e resistência de povos historicamente marginalizados, a fim de apresentar possibilidades de uma educação libertária a partir da Cultura. Por apresentar fundamentos configurados na corporeidade e em simbologias, como as cantigas, que conferem pertencimento social e histórico, além da valorização positiva de identidades historicamente silenciadas, a prática da capoeira configura-se como potencial manifestação cultural em direção ao Ser Mais, levando a inserção crítica de oprimidos na realidade, para que nela atuem voltados a emancipação humana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anastácia Schroeder, Universidade Federal da Bahia

É mestranda do programa de pós graduação em educação da Universidade Federal da Bahia (PPGE -FACED -UFBA), atuando como pesquisadora do grupo HCEL (História da Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer e Sociedade), na linha de pesquisa Educação, Cultura Corporal e Lazer.

Joana Rita Lopes Vieira, Universidade Federal da Bahia

É doutoranda do programa de pós graduação em educação da Universidade Federal da Bahia (PPGE -FACED -UFBA), atuando como pesquisadora do grupo HCEL (História da Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer e Sociedade), na linha de pesquisa Educação, Cultura Corporal e Lazer.

Maria Cecília De Paula Silva, Universidade Federal da Bahia

É professora do programa de pós graduação em educação da Universidade Federal da Bahia (PPGE -FACED -UFBA), e coordenadora  do grupo de pesquisa HCEL (História da Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer e Sociedade), na linha de pesquisa Educação, Cultura Corporal e Lazer.

Publicado

2017-12-07

Cómo citar

SCHROEDER, A.; LOPES VIEIRA, J. R.; SILVA, M. C. D. P. CORPO, CULTURA E PAULO FREIRE: A CAPOEIRA COMO POSSIBILIDADE DE UMA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 42, n. 2, p. 538–555, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i2.44066. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44066. Acesso em: 22 nov. 2024.