CORPO, CULTURA E PAULO FREIRE: A CAPOEIRA COMO POSSIBILIDADE DE UMA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.44066Keywords:
Capoeira, Corpo, Paulo Freire, Educação LibertadoraAbstract
O presente artigo, de base teórica, objetiva relacionar conceitos freirianos de ser mais, conscientização, liberdade, ler o mundo, situações limite, oprimido opressor, com os fundamentos e o universo simbólico da Capoeira, manifestação cultural afro-brasileira de luta e resistência de povos historicamente marginalizados, a fim de apresentar possibilidades de uma educação libertária a partir da Cultura. Por apresentar fundamentos configurados na corporeidade e em simbologias, como as cantigas, que conferem pertencimento social e histórico, além da valorização positiva de identidades historicamente silenciadas, a prática da capoeira configura-se como potencial manifestação cultural em direção ao Ser Mais, levando a inserção crítica de oprimidos na realidade, para que nela atuem voltados a emancipação humana.
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