DIMENSÕES SÓCIO-EDUCATIVAS DO TEATRO DO OPRIMIDO: CULTURA, TEATRO E EDUCAÇÃO POPULARES

Autores/as

  • Thiago de Oliveira Alochio Universidade Federal do Rio de janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i2.40762

Palabras clave:

cultura popular, Teatro do Oprimido, opressão, pluralismo

Resumen

O presente artigo divide-se em duas partes: uma discussão com base em aportes teóricos e um relato de uma experiência. Partindo de uma breve narrativa histórica sobre o conceito de cultura popular enquanto uma categoria intelectual, presente em alguns movimentos sociais de esquerda brasileiros durante as décadas de 50 e 60, destaca a importância deste conceito em Augusto Boal. Em seguida, caracteriza o Teatro do Oprimido (TO) dentro de uma determinada tradição de teatro popular, o teatro político. Por fim, relata uma experiência num curso de formação no Centro de Teatro do Oprimido, onde discute-se também o que vem a ser “opressão” e como alguns potenciais educativos do TO têm contribuído para repensar a educação popular no contexto atual e ampliar as possibilidades do fazer pedagógico em geral.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago de Oliveira Alochio, Universidade Federal do Rio de janeiro

Possui graduação em Historia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Atualmente é mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação na UFRJ (PPGE) e produtor cultural na Secretaria Adjunta de Cultura, Ciência e Tecnologia da cidade de Maricá. Tem experiência nas áreas de Ensino de História, Acesso aos Direitos Humanos e Produção Cultural.

Publicado

2016-08-26

Cómo citar

ALOCHIO, T. de O. DIMENSÕES SÓCIO-EDUCATIVAS DO TEATRO DO OPRIMIDO: CULTURA, TEATRO E EDUCAÇÃO POPULARES. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 41, n. 2, p. 287–304, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i2.40762. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40762. Acesso em: 30 jun. 2024.