PRODUTIVIDADE E DESEMPENHO: O TEMPO DO HOMEM E O HOMEM SEM TEMPO

Autores/as

  • Sandro de Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Martha Kaschny Borges Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i1.36133

Palabras clave:

Produtividade e desempenho. Tempo e relógio. Trabalho e consumo. Produtivismo acadêmico.

Resumen

Este artigo procura incitar algumas reflexões sobre a relação entre o homem e o tempo. Metodologicamente, o texto assume uma abordagem qualitativa apoiada por pesquisa bibliográfica. Inicialmente, destaca-se o poder exercido por um instrumento originalmente concebido para servir a humanidade: o relógio. Em seguida, são apresentados elementos que indicam como a relação do homem com o tempo produz diversas aceitações, contradições e rupturas na sociedade moderna. Discute-se a estreita vinculação entre o tempo na modernidade e os conceitos de trabalho, consumo, produtividade e desempenho.  Por fim, o texto denuncia a existência de forças sociais e econômicas que promovem a ditadura da "produtividade e desempenho" no âmbito da academia. Inclusive, Essas forças se mostram insensíveis às consequências nefastas tanto para a pesquisa quanto para a produção acadêmica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sandro de Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutorando em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Possui bacharelado em Administração pela FESP-PR, licenciatura em Filosofia pelo CEUCLAR e mestrado em Educação pela UDESC. Atualmente é professor da Faculdade de Tecnologia SENAC Florianópolis.

Martha Kaschny Borges, Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1991), mestrado em Educação pela Université Pierre Mendes France II (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Educação - Université Pierre Mendes France II (2001). Foi Presidente e Diretora Técnico-Científico da Fundação Escola de Governo ENA. Atualmente é professora associada da Universidade do Estado de Santa Catarina, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, em nível de Mestrado e de Doutorado.

Publicado

2016-05-02

Cómo citar

OLIVEIRA, S. de; BORGES, M. K. PRODUTIVIDADE E DESEMPENHO: O TEMPO DO HOMEM E O HOMEM SEM TEMPO. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 41, n. 1, p. 123–142, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i1.36133. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36133. Acesso em: 18 may. 2024.