ALIENAÇÃO E IDENTIDADE DE CLASSE DOS TRABALHADORES DOCENTES

Autores/as

  • Kamylla Pereira Borges Borges Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v35i1.13143

Palabras clave:

Trabalho docente, Alienação, Classe social

Resumen

O presente artigo busca discutir a questão da identidade de classe dos professores no atual contexto da profissionalização do ensino, a partir dos conceitos alienação do trabalho e classes sociais da teoria marxiana. Para tanto, partimos da realidade vivida e pensada por esses professores aferida em uma coleta de dados empíricos por meio de um questionário proposto aos docentes do ensino básico na cidade Jaraguá-GO. A partir daí, buscamos apreender sua identidade de classe e compreender suas concepções acerca dos conceitos de profissional e trabalhador. Podemos inferir que os educadores não querem fazer parte da classe trabalhadora, pois se consideram profissionais. Ao negar sua identidade de trabalhador, o docente, perde seu potencial de contraposição ao capitalismo e torna-se apenas um perpetuador da ideologia dominante.

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Publicado

2011-02-06

Cómo citar

BORGES, K. P. B. ALIENAÇÃO E IDENTIDADE DE CLASSE DOS TRABALHADORES DOCENTES. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 81–100, 2011. DOI: 10.5216/ia.v35i1.13143. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/13143. Acesso em: 27 sep. 2024.