INDÚSTRIA CULTURAL, COMPUTADOR E TELEVISÃO CONSEQUÊNCIAS PARA A CONSCIÊNCIA E O COMPORTAMENTO HUMANOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Autores/as

  • Luís César Souza Universidade Federal de Goiás,

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v35i1.13138

Palabras clave:

indústria cultural, Tecnologia, Comportamento humano

Resumen

Este artigo subdivide-se em três partes: na primeira, discutirse- ão aspectos mais abrangentes acerca da relação entre a indústria cultural e algumas implicações sobre a consciência e o comportamento humanos. Na segunda parte, trataremos de uma das principais tecnologias que a cada dia tem sido utilizada por um número maior de pessoas: o computador. Na última parte, discutiremos a dimensão ideológica da televisão e a falsa consciência que decorre das ilusões incutidas por ela. Analisaremos as implicações dessas tecnologias na modificação do pensamento e do comportamento das gerações atuais. As análises serão norteadas, principalmente, pelas considerações de Max Horkheimer e Theodor W. Adorno a respeito da indústria cultural e da televisão bem como das análises de Denis de Rougemont sobre as vantagens anunciadas pelas novas tecnologias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2011-02-06

Cómo citar

SOUZA, L. C. INDÚSTRIA CULTURAL, COMPUTADOR E TELEVISÃO CONSEQUÊNCIAS PARA A CONSCIÊNCIA E O COMPORTAMENTO HUMANOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 199–216, 2011. DOI: 10.5216/ia.v35i1.13138. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/13138. Acesso em: 11 may. 2024.