A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR DO CENTRO POPULAR DE CULTURA EM GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v36i2.16718Palabras clave:
Centro Popular de Cultura em Goiás, Educação de Jovens e Adultos, Educação popularResumen
O presente artigo aborda a ação do Centro Popular de Cultura em Goiás (CPC-GO) na educação de adultos, nos anos 1960. Trata-se de um movimento de educação popular, organizado pela União Nacional dos Estudantes (UNE), com forte atuação de estudantes secundaristas e universitários, intelectuais, artistas em atividades culturais de conscientização e no processo de educação de adultos, no estado de Goiás. Ele revela como os militantes deste movimento em Goiás tiveram forte influência do Movimento de Cultura Popular de Recife, no processo de alfabetização de adultos, o que gerou inclusive a elaboração de um livro de Leitura para Adultos. O texto advém de pesquisa de doutorado, construído com análises documentais, entrevistas, depoimentos e relatos de militantes do movimento daquele período.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.