MATERIAL DIDÁCTICO PARA LA EDUCACIÓN LINGÜÍSTICA DE ESPAÑOL RELACIONADO CON LA MIGRACIÓN Y LA XENOFOBIA: PROCESO DE CREACIÓN Y ANÁLISIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.83101

Palabras clave:

Material Didático. Formação Docente. Migração. Xenofobia. Educação Linguística.

Resumen

Entre las diversas herramientas disponibles para el profesorado de lenguas extranjeras, los materiales didácticos son de gran valor tanto para la práctica docente como para el alumnado, que encontrará en ellos un valioso aprendizaje para su desarrollo y comprensión del mundo. Este artículo analizará los materiales didácticos creados en el marco de la carrera de Letras – Español y Portugués como Lenguas Extranjeras (LEPLE), de la Universidad Federal de la Integración Latinoamericana (UNILA), en colaboración con el Programa Residencia Pedagógica (CAPES), a la luz de los enfoques discursivos y la formación lingüística en la enseñanza del español. Se reflexionará sobre mi trayectoria como estudiante e investigador extranjero en Brasil, y como docente en formación, ofreciendo perspectivas desde la autobiografía y la propia experiencia.

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Biografía del autor/a

Julian David Gonzalez Moreno, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, jul.gonzalez1009@gmail.com

Estudante de Universidade Federal da Integração Latino-americana, UNILA no curso Mestrado de Literatura Comparada. Formado no curso Letras, Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras na mesma universidade. O campo de atuação é educação, ensino linguístico, discurso de ódio, identidade, xenofobia e extrangeiro. Foi bolsista da CNPq no período de 2018-2019, com o tema de "Nociones de Xenofobia en la Triple Frontera". Também foi bolsista da Fundação Araucária com o mesmo tema (2019-2020). Participou de Mobilidade Acadêmica na República Tcheca na Universitá Hradec Králové no primeiro semestre de 2023. Também é artista visual especializado em tinta nankin e caneta, tendo realizado mais de 40 obras dentro das quais há hachuras e desenhos relacionados ao território, cotidianidade, retrato, autorretrato e introspecção

Valdiney Da Costa Lobo, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, valdiney.lobo@unila.edu.br

Doutor pelo Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PIPGLA-UFRJ). Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em língua espanhola e literaturas hispânicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Licenciado em Letras Português/Espanhol. Foi professor efetivo de língua espanhola do Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI - UFF, supervisor de estágio do curso de Letras da UFF (Português/Espanhol) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Atuou como professor de espanhol da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é professor permanente do Mestrado em Educação (PPGEDU-UNILA) e da área de Letras e Linguística da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), atuando na educação linguística de espanhol e português como línguas adicionais. Atua como coordenador do subprojeto de espanhol do PIBID/UNILA, foi coordenador institucional do Programa Residência Pedagógica na UNILA e coordenador do estágio em Letras (Português/Espanhol). Membro do Grupo de Pesquisa Política, Linguagem e Cidadania (UNILA), atuando na linha Educação Intercultural e Letramentos. Pesquisa sobre ensino/aprendizagem de línguas adicionais, português para falantes de outras línguas, linguística aplicada interdisciplinar, multiletramentos, letramento crítico, produção, uso e análise de material didático, educação intercultural crítica, decolonialidade, relações étnico-raciais e xenofobia.

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Publicado

2025-09-08 — Actualizado el 2025-10-31

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Cómo citar

GONZALEZ MORENO, Julian David; DA COSTA LOBO, Valdiney. MATERIAL DIDÁCTICO PARA LA EDUCACIÓN LINGÜÍSTICA DE ESPAÑOL RELACIONADO CON LA MIGRACIÓN Y LA XENOFOBIA: PROCESO DE CREACIÓN Y ANÁLISIS. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 588–605, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.83101. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/83101. Acesso em: 5 dic. 2025.

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