LA EDUCACIÓN DESDE UNA PERSPECTIVA INTEGRADORA: REFLEXIONES BASADAS EN LAS EXPERIENCIAS DE LOS PROFESORES DURANTE LA PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82098Palabras clave:
Formación de Profesores; Educación Inclusiva; Escuela; Covid-19.Resumen
Com la pandemia de la Covid-19, la Educación Básica se vio expuesta a innumerables problemáticas y desafíos. La colectividad docente y el diálogo com los demás actores que contribuyen a uma educación inclusiva fueron caminos para garantizar el derecho a la educación. Así, el objetivo de este artículo es problematizar la formación continua de profesores desde la perspectiva de la Educación Inclusiva, a partir de los aprendizajes colectivos de la pandemia, identificados em uma investigación doctoral que investiga a los profesores de um Colegio de Aplicación que actuaron em el período de (pos)pandemia. El enfoque de la investigación es cualitativo, com um análisis descriptivo de um recorte específico de las respuestas de los 17 docentes que completaron el TCLE y el cuestionario, de noviembre/2022 a enero/2023, para comprender uma formación significativa desde la perspectiva de la Educación Inclusiva.
PALABRAS CLAVE: Formación de Profesores; Educación Inclusiva; Escuela; Covid-19.
Descargas
Citas
BRASIL. Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. Disponível em MPV 934 (planalto.gov.br). Acesso 26.set. 2024.
BRASIL. Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020. Disponível em: L14040 (planalto.gov.br). Acesso 26.set. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/pneepei. Acesso em 24. Set. 2024.
CONDICAP. Nota CONDICAP sobre o ensino remoto emergencial. Setor Comercial Sul (SCS) – Quadra 1, Bloco K, nº 30, salas 801, 802, 803 e 804, 8º andar. Edifício Denasa- Brasília/DF, 16 de julho de 2020.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa?.4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MAGALHÃES, J. E. P. Consciência socioprofissional e docência: a dimensão ético-política do trabalho docente no contexto da pandemia. Trabalho docente sob fogo cruzado. 1 ed. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2021.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: O que é?Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015.
NEI. Núcleo de Educação da Infância - NEI CAp/UFRN, 2024. Disponível em NEI | Núcleo de Educação da Infância - CAp/UFRN. Acesso 26. Set. 2024.
NEI. Proposta Pedagógica do NEI CAp/UFRN. 2022. Disponível em: https://nei.ufrn.br/repositorio. Acesso 26. Set. 2024.
SARMENTO, V. N. Ex/inclusão da pessoa com deficiência em tempos de pandemia: velhos debates, novos desafios. In: Deficiência, educação e pandemia: a desigualdade revelada. FUMES, Neiza de Lourdes Frederico; CARMO, Bruno Cleiton Macedo do. [orgs]. Maceió, AL:EDUFAL, 2021(p. 12 – 17).
SANTOS, B. de S. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra, Portugal: Almedina, 2020.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
ONU. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Traduzido pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), última edição em 13 de outubro de 2015. https://sustainabledevelopment.un.org. Disponível em https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf. Acesso em 24. Set. 2024.
UNICEF. Cenário da Exclusão Escolar no Brasil: Um alerta sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na Educação. Dados publicados no site da estratégia Busca Ativa Escolar (buscaativaescolar.org.br) do UNICEF e parceiros. 2021.
UNESCO. Repensar a educação híbrida após a pandemia. Escritório para a América Latina e do Caribe do Instituto Internacional de Planejamento Educacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura: Cidade Autônoma de Buenos Aires. Argentina, 2023.
REIMERS, F. M. Educação e COVID-19: recuperando-se do choque causado pela pandemia e reconstruindo melhor. Traduzido por Juliana Candian. Série Práticas educacionais. UNESCO, Suíça. 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000378626_por.locale=en. Acesso 26. Set. 2024.
UWE. F. Introdução à pesquisa qualitativa. 3ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Publicado
Versiones
- 2025-10-31 (2)
- 2025-09-08 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Joyce Mariana Alves Barros, Maria Aparecida Dias

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.



