A QUESTÃO DA CULTURA E DA SUBJETIVIDADE: REVISÃO DE UM ESTUDO IMPLICADO COM POLÍTICAS AFIRMATIVAS NA EDUCAÇÃO

Authors

  • Marly Silveira Universidade de Brasília (UNB)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.25157

Keywords:

políticas afirmativas, formação cultural, cultura, subjetividade.

Abstract

Nos marcos da Constituição Cidadã de 1988 e ordenamentos jurídicos, políticos e sócio econômicos decorrentes, reverberam no campo da educação, repercutindo nas diretrizes nacionais, significativas demandas relativas às condições materiais e imateriais da plena cidadania. Traduzem-se nas intervenções conhecidas como políticas e ações afirmativas, de reconhecimento e valorização de identidades e culturas, e de promoção da igualdade. Nessa temática, destacamos como base do processo, as políticas curriculares, de formação dos professores (as) e a concepção e construção de materiais pedagógicos. No intuito de participar dessa discussão, apresentamos a revisão de um estudo que enfoca aspectos das relações entre a questão da cultura e da subjetividade. Entende-se a compreensão dessas relações como pilar da discussão da finalidade e das ações da escola.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marly Silveira, Universidade de Brasília (UNB)

Professora adjunta da Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos. Vin­ulada à Rede de Pesquisa sobre Professores no Centro Oeste - REDECENTRO. Colaboradora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT/SP.

Published

2013-06-28

How to Cite

SILVEIRA, M. A QUESTÃO DA CULTURA E DA SUBJETIVIDADE: REVISÃO DE UM ESTUDO IMPLICADO COM POLÍTICAS AFIRMATIVAS NA EDUCAÇÃO. Journal Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 1, p. 189–203, 2013. DOI: 10.5216/ia.v38i1.25157. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/25157. Acesso em: 21 dec. 2024.

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.