A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS MOMENTOS DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: ALGUMAS QUESTÕES INICIAIS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.83133Palavras-chave:
Formação Inicial Docente; História; Prática I; Prelúdio da Formação Docente.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão sobre o prelúdio da formação de professores através da nossa experiência docente no componente “Prática I” no curso de licenciatura em História da Universidade de Pernambuco/campus Petrolina. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, a partir da discussão dos estudos de diversos autores e autoras, principalmente de Duby (1993), Pimenta (1999, 2005), Bloch (2001), Silva (2015), Silva Júnior, Souza e Santos (2016), Cruz e Hobold (2018) e Freire (2003, 2021).Como conclusão, para favorecer a construção de uma visão discente atualizada, contemporânea e crítica da profissão, é necessário trabalhar nestes primeiros momentos questões como o lugar da pesquisa, a autonomia didática, as tecnologias digitais, as abordagens interdisciplinares e as demandas sociais urgentes a partir de uma formação inicial decolonial.
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