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AS RESSONÂNCIAS INTERPRETATIVAS EM LEITURAS COMPARTILHADAS POR CRIANÇAS: ENTRE AS FALAS E OS SILÊNCIOS1

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.83021

Palavras-chave:

Leitura Compartilhada; Silêncios; Leitura Literária; Cartografia.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões preliminares de uma pesquisa que teve como objetivo cartografar os silêncios que emergem durante mediações de leitura em uma escola da rede pública e buscou compreender como as crianças, inseridas em determinados contextos, são afetadas pelos textos e pelas dinâmicas de interação. Para isso, a análise concentrou-se na relação entre as falas e os silêncios das crianças durante esses momentos de mediação. A pesquisa destaca que os silêncios desempenham uma função crucial na construção de significados, servindo como espaços de reflexão e interpretação. O estudo se fundamenta em referenciais teóricos como Bajour (2012, 2023), Orlandi (2007), Chambers (2023), Larrosa (2015) e Yunes e Oswald (2004), reforçando a importância de valorizar tanto as falas quanto os silêncios como elementos constitutivos da leitura.

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Biografia do Autor

Fernanda Caetano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil,professorafernandacaetano@gmail.com

Graduada em Geografia (licenciatura) pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF - UERJ) e atualmente é graduanda do curso Pedagogia na mesma instituição. Desde 2022 integra o Grupo de Pesquisa e Extensão: Leituras, Sentidos e Afectos (GPELSA) onde atua como bolsista de Iniciação Científica no projeto: Leitura Literária como revolução micropolítica. Sua pesquisa gira em torno do ato da leitura.

Ana Carolina da Silva Coelho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, anacarolinadasilvacoelho76@gmail.com

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF). Integrou o grupo de pesquisa GPELSA – Leitura Literária, Sentidos e Afetos como bolsista de Iniciação Científica no projeto Leitura literária como revolução micropolítica, realizando pesquisas cartográficas com foco na mediação de leitura e na arte literária na formação de professores.

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Publicado

2025-09-08 — Atualizado em 2025-10-02

Versões

Como Citar

CAETANO, Fernanda; DA SILVA COELHO, Ana Carolina; DE CARVALHO MENDES, Leila. AS RESSONÂNCIAS INTERPRETATIVAS EM LEITURAS COMPARTILHADAS POR CRIANÇAS: ENTRE AS FALAS E OS SILÊNCIOS1. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 509–523, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.83021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/83021. Acesso em: 5 dez. 2025.

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