FUNDAMENTOS TEORICOS DA EDUCAÇÃO: A INFLUÊNCIA DOS PENSADORES CLÁSSICOS NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82964

Palavras-chave:

Contemporaneidade; Educação; Filosofia; Fundamentos Teóricos

Resumo

Este artigo analisa as contribuições de pensadores clássicos para os fundamentos teóricos da educação, a partir das discussões da disciplina Fundamentos Teóricos da Educação, cursada no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (Uniube). Utilizando pesquisa qualitativa e revisão bibliográfica, examina concepções de homem, mundo e educação em autores como Platão, Locke, Rousseau, Kant, Marx, Nietzsche, Gramsci e Heidegger. Com uma abordagem qualitativa, de natureza crítica e dialética, a pesquisa explora a diversidade epistemológica dessas matrizes e suas implicações educacionais. Os resultados destacam a importância do diálogo entre filosofia e educação, fortalecendo a formação teórica do pesquisador e promovendo reflexão crítica sobre os paradigmas educacionais contemporâneos.

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Biografia do Autor

Edson Geraldo Santos, Universidade de Uberaba (UNIUBE), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, edsongeraldo@gmail.com

Mestrando em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (Bolsista pela CAPES); Gradução em Direito pelo Centro Universitário do Triângulo - UNITRI; Especialização em Prática Previdenciária e Trabalhista pelo Complexo Educacional Renato Saraiva - CERS; Graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário do Triângulo - UNITRI; Especialização em Gestão Ambiental pela União Educacional de Minas Gerais - UNIMINAS

Thaisa Aparecida de Paula Rodrigues Alves, Universidade de Uberaba (UNIUBE), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, thaisa0910@gmail.com

Mestranda em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (Bolsista pela CAPES); Especialização em Inspeção Escolar pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá - FIJ; Graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Uberaba - CESUB.

Bortolo Valfré Baiôcco, Universidade de Uberaba (UNIUBE), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, bortolovbaiocco@gmail.com

Mestrando em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (Bolsita pela CAPES); Especialista em Geografia do Brasil pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ; Graduação em Pedagogia pela Faculdade Única de Ipatinga - FUNIP; Licenciatura em Geografia pela Faculdade de Ciências Aplicadas Sagrado Coração - Unilinhares

Gustavo Araújo Batista, Universidade de Uberaba (UNIUBE), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, mrgugaster@gmail.com

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UF; Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU; Graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU; Graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER; Docente na Universidade de Uberaba  - UNIUBE e no Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP; Tem experiência docente tanto na graduação quanto na pós-graduação, além de pesquisa na pós-graduação stricto sensu em Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação (relações entre Educação e Filosofia); Pesquisador da REDECENTRO (Rede de Pesquisadores sobre o Professor da Região Centro-Oeste); Membro acadêmico do ATINER (Athens Institute for Education and Research - Instituto de Atenas para Educação e Pesquisa), na Divisão de Pesquisa de Artes e Humanidades (Arts & Humanities Research Division).

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Publicado

2025-09-08 — Atualizado em 2025-10-31

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Como Citar

SANTOS, Edson Geraldo; DE PAULA RODRIGUES ALVES, Thaisa Aparecida; VALFRÉ BAIÔCCO, Bortolo; ARAÚJO BATISTA, Gustavo. FUNDAMENTOS TEORICOS DA EDUCAÇÃO: A INFLUÊNCIA DOS PENSADORES CLÁSSICOS NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 753–770, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.82964. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/82964. Acesso em: 5 dez. 2025.

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