CINEMA NA ESCOLA: MÍDIA-EDUCAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES AUDIOVISUAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82746

Palavras-chave:

Mídia-Educação, Literacia Midiática, Educação Audiovisual, Formação docente

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar, em práticas pedagógicas envolvendo produção audiovisual, aspectos que concernem à mídia-educação. Como metodologia foi desenvolvido um estudo de caso a partir do projeto de formação continuada Cinema na escola: construindo espaços de cidadania, dando ênfase ao processo de criação de três filmes realizados por professoras da Educação Infantil. A análise revela que a experiência favoreceu a articulação entre conhecimento tácito e prática empírica, permitindo o desenvolvimento de competências não previstas nos documentos oficiais. A mediação das professoras despertou espaços de participação para crianças pequenas no processo criativo, incluindo a valorização de seus pontos de vista e a superação da dicotomia do olhar adulto sobre a infância.

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Biografia do Autor

Karine Joulie Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, karinejoulie@gmail.com

Bacharel em Cinema, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e licenciada em Artes Visuais pelo Centro Universitário Internacional (Uninter). Pós-doutoranda na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde investiga políticas de educação digital e práticas de cinema na escola.

Lídia Miranda Coutinho, Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina (SEE-SC), Garopaba, Santa Catarina, Brasil, lidiamirandacoutinho@gmail.com

Pedagoga e Jornalista pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul). Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuante em Formação Inicial e Continuada de Professores, pesquisadora de Currículo, Avaliação, Didática,  Mídia-Educação e Tecnologias da Educação. Supervisora Escolar do Estado de Santa Catarina.

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Publicado

2025-09-08 — Atualizado em 2025-10-31

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Como Citar

MARTINS, Karine Joulie; MIRANDA COUTINHO, Lídia. CINEMA NA ESCOLA: MÍDIA-EDUCAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES AUDIOVISUAIS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 848–863, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.82746. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/82746. Acesso em: 5 dez. 2025.

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