EDUCAÇÃO, TRABALHO E FLEXIBILIZAÇÃO: PERSPECTIVAS NA AGENDA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Waine Teixeira Junior Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT - Câmpus Rondonópolis MT
  • Silvia de Fátima Pilegi Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT - Câmpus de Rondonópolis

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i2.20896

Palavras-chave:

Educação, Trabalho, Políticas Públicas.

Resumo

O presente artigo busca apontar os desdobramentos do uso intensivo das novas Tecnologias da Comunicação e da Informação como instrumentos de intensificação de produtividade no modelo neoliberal sob a perspectiva das modificações no campo do trabalho, consequentemente, no perfil do trabalhador e nos caminhos para a sua formação. A elaboração de políticas públicas nesses três segmentos revela-se sob a forma de aspectos de flexibilização, com consequências importantes para a sociedade. O papel do Banco Mundial é altamente relevante dentro desse contexto, ao revelar em seus documentos diversas recomendações em campos estratégicos estruturais, principalmente dentro do domínio da educação nos países em desenvolvimento. Nesse contexto, é possível observar a forte presença de direcionadores socioeconômicos com objetivando a eficiência e a eficácia como metas gerenciais dos processos produtivos. O ensino, na modalidade a distância, quer seja pelos meios públicos ou privados, pode ocultar aspectos geradores de diferenças e desigualdades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waine Teixeira Junior, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT - Câmpus Rondonópolis MT

Bacharel em Ciência da Computação, Especialista em Design Instrucional para EAD Virtual, Mestre em Ciência da Computação, Prof. do Departamento de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT - Câmpus Rondonópolis.

Silvia de Fátima Pilegi Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT - Câmpus de Rondonópolis

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1994), graduação em Letras pela Universidade do Oeste Paulista (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso no curso de Pedagogia e no Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - Campus Universitário de Rondonópolis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, educação, aprendizagem educacional, linguagem e formação contínua de professores.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

TEIXEIRA JUNIOR, W.; PILEGI RODRIGUES, S. de F. EDUCAÇÃO, TRABALHO E FLEXIBILIZAÇÃO: PERSPECTIVAS NA AGENDA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 2, p. 397–411, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i2.20896. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20896. Acesso em: 26 abr. 2024.