EDUCAÇÃO, TRABALHO E FLEXIBILIZAÇÃO: PERSPECTIVAS NA AGENDA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v39i2.20896Palabras clave:
Educação, Trabalho, Políticas Públicas.Resumen
O presente artigo busca apontar os desdobramentos do uso intensivo das novas Tecnologias da Comunicação e da Informação como instrumentos de intensificação de produtividade no modelo neoliberal sob a perspectiva das modificações no campo do trabalho, consequentemente, no perfil do trabalhador e nos caminhos para a sua formação. A elaboração de políticas públicas nesses três segmentos revela-se sob a forma de aspectos de flexibilização, com consequências importantes para a sociedade. O papel do Banco Mundial é altamente relevante dentro desse contexto, ao revelar em seus documentos diversas recomendações em campos estratégicos estruturais, principalmente dentro do domínio da educação nos países em desenvolvimento. Nesse contexto, é possível observar a forte presença de direcionadores socioeconômicos com objetivando a eficiência e a eficácia como metas gerenciais dos processos produtivos. O ensino, na modalidade a distância, quer seja pelos meios públicos ou privados, pode ocultar aspectos geradores de diferenças e desigualdades.
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