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REPERTÓRIO PEDAGÓGICO NO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79560

Palavras-chave:

Formação Inicial; Matemática; Tecnologias digitais; Saberes Docentes.

Resumo

A utilização das tecnologias digitais na educação é desafiadora, pois a falta de infraestrutura e a subutilização pedagógica dos recursos durante a formação docente são alguns elementos que impactam essa trama. Nesse contexto, o artigo buscou analisar os entendimentos de licenciandos em Matemática sobre o uso de tecnologias digitais em sua formação inicial. O estudo foi elaborado com base na análise de registros de 31 licenciandos em uma disciplina remota de Software na Educação Matemática. Por meio da Análise de Conteúdo, identificou-se três dimensões (metodológica, formativa e de infraestrutura), que compõem um conjunto de saberes docentes sobre o uso das tecnologias digitais, denominadas de "dimensões do repertório pedagógico". Os entendimentos dos licenciandos abordam o potencial das tecnologias digitais no ensino de matemática. Assim, integrá-las à formação inicial é primordial para consolidar o saber e o saber-fazer na prática pedagógica dos futuros professores.

 

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Biografia do Autor

Tanise Paula Novello, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, tanisenovello@hotmail.com

Doutora e Mestra em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Licenciada em Matemática pela mesma universidade. Atualmente, é professora vinculada ao Departamento de Metodologias de Ensino (MEN), do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). Integra os grupos de pesquisa REPERCUTE UFSC: Rede de Pesquisa Currículo e Tecnologia e COMUNIC – Grupo de Pesquisa Mídia-Educação e Comunicação Educacional.

Fernanda Fátima Cofferri, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil, fernandacofferri@hotmail.com

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2021), mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2016) e graduada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2010). Pesquisa temáticas que envolvem a formação de professores, saúde do professor, processos de ensino e de aprendizagem, vida na universidade, educação superior e educação a distância. Em 2022, publicou o livro "Vidas de doutorandos bolsistas: relatos acerca do mal-estar e do bem-estar na pós-graduação brasileira". É professora substituta da área dos estágios obrigatórios no curso de Pedagogia na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim. Participa como pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Educação Emocional (GRUPEE), certificado pelo CNPq.

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Publicado

2025-04-30

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Como Citar

NOVELLO, Tanise Paula; COFFERRI, Fernanda Fátima. REPERTÓRIO PEDAGÓGICO NO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.79560. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79560. Acesso em: 5 dez. 2025.

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