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ESTUDANTES POBRES E NEGROS NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL: ANÁLISES PSICOSSOCIAIS E INTERSECCIONAIS1

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79211

Palavras-chave:

Racismo; Estudantes Trabalhadores; Ensino Superior; Formação em Psicologia.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa de doutorado que busca identificar e analisar as desigualdades econômicas, raciais e educacionais no ensino superior no Brasil. Para tanto foram realizadas análises documentais no Censo da Educação Superior de 2022 de um questionário respondido por 143 estudantes de cursos de Psicologia de todas as regiões do Brasil. Os resultados gerais, para todos os cursos de graduação do país, indicam a prevalência de IES privadas (87,8%) e aumento de cursos EAD. O racismo revela-se pela pouca representatividade de pessoas negras no ambiente universitário e pela negligência quanto às informações raciais nos documentos oficiais. A análise do questionário aponta elementos da desigualdade racial expressos no âmbito da renda e escolaridade.

 

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Biografia do Autor

Maisa Elena Ribeiro, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, maisapocos@gmail.com

Psicóloga, Mestre em Psicologia, Doutoranda em Educação  Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação; Membro do grupo de estudos Diferença e Subjetivade em Educação: estudos surdos, das questões raciais, de gênero e da infância (DIS); docente de graduação e coordenadora do Núcleo de Educação das Relações Étnico-Raciais do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL).

Ângela Fátima Soligo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, angelasoligo@gmail.com

Psicóloga. Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; docente colaboradora da pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas, membro do grupo de estudos Diferença e Subjetivade em Educação: estudos surdos, das questões raciais, de gênero e da infância (DIS). Vice-presidenta da Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (ABEP). 

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Publicado

2025-04-30

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Como Citar

RIBEIRO, Maisa Elena; FÁTIMA SOLIGO, Ângela. ESTUDANTES POBRES E NEGROS NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL: ANÁLISES PSICOSSOCIAIS E INTERSECCIONAIS1. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.79211. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79211. Acesso em: 5 dez. 2025.

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