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DISCURSOS DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA SOBRE PROCESSOS DE ALTERIZAÇÃO NA CIÊNCIA A PARTIR DO ANIME FULLMETAL ALCHEMIST: BROTHERHOOD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.78982

Palavras-chave:

Anime; Racismo Científico; Intervenção Didática; Formação Inicial de Professores.

Resumo

Este estudo analisou interações discursivas que emergiram durante uma intervenção didática realizada com licenciandos de biologia sobre processos de alterização na ciência, utilizando cenas do anime Fullmetal Alchemist: Brotherhood. O objetivo foi avaliar o uso do anime para mobilizar especificamentea história do racismo científico e a Educação das Relações Étnico-raciais (ERER). Com base na Análise Crítica do Discurso, os resultados forneceram indícios de que o anime contribuiu para mobilizar ideias relacionados à ERER e compreensões sobre teorias raciais, processos de alterização, alterocídio e alterofobia, apesar de algumas limitações encontradas. Os licenciandos avaliaram o anime como um recurso interessante para o ensino de evolução e ERER. Assim, consideramos o anime um recurso potencial para abordagem da temática.

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Biografia do Autor

José Eduardo Andrade Neto, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Itabaiana, Sergipe, Brasil,4ndr4de.neto@gmail.com

Mestrando em Ciências Naturais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da Universidade Federal de Sergipe (PPGCN/UFS). Graduado em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Alberto Carvalho (DBCI/ UFS).

Alícia Santos Vieira , Universidade Federal de Sergipe (UFS), Itabaiana, Sergipe, Brasil,aliciavieira@academico.ufs.br

Licencianda em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus Professor Alberto Carvalho. Itabaiana, SE - Brasil. Membro do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências (LAPEC/UFS).

Juliane Santos Oliveira, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Itabaiana, Sergipe, Brasil, julianeoliveira@academico.ufs.br

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Alberto Carvalho (DBCI/ UFS).

Lia Midori Meyer Nascimento, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Itabaiana, Sergipe, Brasil, liamidori@academico.ufs.br

Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências - Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, BA - Brasil. Docente - Universidade Federal de Sergipe (UFS). Aracaju, SE - Brasil.

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Publicado

2025-04-30

Versões

Como Citar

ANDRADE NETO, José Eduardo; SANTOS VIEIRA , Alícia; SANTOS OLIVEIRA, Juliane; MIDORI MEYER NASCIMENTO, Lia. DISCURSOS DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA SOBRE PROCESSOS DE ALTERIZAÇÃO NA CIÊNCIA A PARTIR DO ANIME FULLMETAL ALCHEMIST: BROTHERHOOD. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.78982. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78982. Acesso em: 5 dez. 2025.

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