A ARTESANIA DO ENSINAR E DO APRENDER ATRAVÉS DO DESIGN THINKING NO CURSO DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.78822Palavras-chave:
Design Thinking; Ensinar e Aprender; Metodologia Ativa; Formação Docente.Resumo
Este artigo objetiva colaborar com reflexões a partir das contribuições do uso do Design Thinking como estratégia didático-pedagógica na busca da qualificação do processo de ensino e de aprendizagem de estudantes universitários. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa desenvolvido a partir de oficinas pedagógicas com dezessete graduandos do curso de Pedagogia. Os resultados desvelam o desenvolvimento de importantes aprendizagens orientadas pelos princípios do Design Thinking: otimismo, criatividade, empatia e colaboração. Conclui-se que a utilização dessa metodologia na formação inicial docente, constitui-se numa abordagem promissora no fomento de soluções criativas para problemas educacionais reais e contextualizados, implicando na qualificação do processo de ensino e de aprendizagem no ambiente acadêmico.
Downloads
Referências
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BARDIN, L. Análise de conteúdo: tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2020.
BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
CAMARGO, F.;DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2018.
CHRISPINO, A. Identificando os desafios! Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.31, n.119, p. 1-10, abr./jun. 2023. DOI: 10.1590/S0104-4036202300311191. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/4Y5nhcscMdqddvkzkBHwGVK/?format=pdf&lang=pt
Acesso em: 21 fev. 2024.
DAROS, T.. Metodologias ativas: aspectos históricos e desafios atuais. Porto Alegre: Penso, 2018.
GUTIÉRREZ, M. M.; DOMÍNGUEZ, S. C. El Design Thinking como recurso y metodología para la alfabetización visual y el aprendizaje en preescolares de escuelas multigrado de México. Vivat Academia Revista de Comunicación, Madrid, v. 146, p. 71-95, 2019. DOI: 10.15178/va.2019.146.71-95.
Disponível em: https://www.vivatacademia.net/index.php/vivat/article/view/1117 . Acesso em: 04 mar. 2024.
JORGE, M. M.; SANTOS, P. H. F.; CAUDURO, F. L. F. Design Thinking como estratégia para fomento à educação interprofissional em saúde em Instituição de Ensino Superior. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 27, p. e220598, 2023. DOI:10.1590/interface.220598. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/icse/a/KGCm4tfdCNFnXm4Q5hZQXdc/abstract/?lang=pt
Acesso em: 04 mar. 2024.
LEITE, B. S. Tecnologias digitais e metodologias ativas: quais são conhecidas pelos professores e quais são possíveis na educação? Vidya, Santa Maria, RS, v. 41, n. 1, p. 185-202, 2021. DOI: 10.37781/vidya.v41i1.3773. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/3773 . Acesso em: 04 mar. 2024.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. d. São Paulo: EPU, 2013.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. revisada. Brasília, DF: UNESCO, 2018.
NÓVOA, A. Conhecimento profissional docente e formação de professores. Revista Brasileira de Educação, v. 27, p. e270129, 2022. DOI: 0.1590/S1413-24782022270129. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/TBsRtWkP7hx9ZZNWywbLjny/?lang=pt . Acesso em: 04 mar. 2024.
ONU. Transformando o nosso mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Resolução A/RES/70/1. Nova Iorque: UM, 2015. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/Brasil_Amigo_Pesso_Idosa/Agenda2030.pdf . Acesso em: 21 fev. 2024.
ROCHA, J. Design Thinking na formação de professores: novos olhares para os desafios da educação. In: BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018, p 284-318.
SILVA, S. B. B.; SANCHO GIL, J. M. Educação contemporânea e as tecnologias para pensar: uma entrevista com a professora Juana Sancho Gil. Textura Revista de Educação e Letras, v.24, n.58, p. 270-281, 2022. DOI: 10.29327/227811.24.58-13. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7062 . Acesso em: 09 fev. 2024.
SILVA, S. B. B.; SANCHO GIL, J. M.; HERNÁNDEZ- HERNÁNDEZ, F. (Orgs). Docentes pesquisadores: epistemes e metodologias - Teachers researchers: epistemes and methodologies - Docentes investigadores: epistemes y metodologias. Salvador: EDUFBA, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38719 . Acesso em: 04 mar. 2024.
SILVA-NETO, S. L.da; LEITE, B. S. Design Thinking aplicado como metodologia para a solução de problemas no ensino de Química: um estudo de caso a partir de uma problemática ambiental. Ciência & Educação(Bauru), 29, 2023. DOI:
Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/t7X76FWV8TDL5JLVyBLnR4h/abstract/?lang=pt . Acesso em: 09 fev. 2024.
SPAGNOLO, C.; SANTOS, B. S. Design Thinking na (trans)formação de professores. Caxias do Sul/RS: Educs, 2021.
TORRES, P. L.; HILU, L.; KOWALSKI, R. P.G. Produção de memes: uma experiência de Design Thinking no Ensino Superior de design. In: OLIVEIRA, Kaio Eduardo; PORTO, Cristiane; SANTOS, Edméa (Orgs). Memes e educação na cibercultura. Ilhéus, BA: Editus,
, p. 145-168. ISBN: 978-65-86213-92-8. Disponível em: https://doi.org/10.7476/9786586213911.0009. Acesso em: 21 fev. 2024.
UNESCO. International Commission on the Futures of Education. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Brasília: Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação, UNESCO; Boadilla del Monte: Fundación SM, 2022. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381115 . Acesso em: 06 fev 2024.
Publicado
Versões
- 2025-07-08 (2)
- 2025-04-30 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bettina Steren dos Santos, Jussara Bernardi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.



