A RUA COMO ESPAÇO E TEMPO DE POSSIBILIDADES EDUCATIVAS

Autores

  • Sara Ferreira de Almeida Universidade Federal de São Carlos
  • Djalma Ribeiro Junior Universidade Federal de São Carlos
  • Rosângela Pereira Souza Associação Brasileira de Redução de Danos

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i2.40776

Palavras-chave:

Educação Popular, Dança de Rua, População de Rua, Usuários de Crack

Resumo

O artigo objetiva tecer reflexões em torno da dimensão educativa da rua vivenciada por três grupos sociais marginalizados que significam esse mundo a partir de incansáveis movimentos de busca por serem mais. Visando ressaltar a possibilidade e necessidade de pesquisar com esses grupos e não sobre eles, o autor e as autoras do texto posicionam-se como educadores populares e pesquisadores que primam pelo desenvolvimento da ciência no campo da educação com compromisso social. Dessa maneira, questionam o preconceito e a indiferença voltada aos grupos populares que usam a rua como espaço de moradia, vivências afetivas e culturais, sugerindo que sejam vistos e compreendidos como produtores de práticas sociais que, por meio da arte, da comunicação, da reinvenção da moradia, do trabalho e até mesmo do uso de drogas, afirmam suas vidas e lutam pelo reconhecimento de sua humanidade. 

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Biografia do Autor

Sara Ferreira de Almeida, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos

Djalma Ribeiro Junior, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos

Rosângela Pereira Souza, Associação Brasileira de Redução de Danos

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos

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Publicado

2016-08-26

Como Citar

ALMEIDA, S. F. de; JUNIOR, D. R.; SOUZA, R. P. A RUA COMO ESPAÇO E TEMPO DE POSSIBILIDADES EDUCATIVAS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 2, p. 323–336, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i2.40776. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40776. Acesso em: 13 nov. 2024.