DIMENSÕES SÓCIO-EDUCATIVAS DO TEATRO DO OPRIMIDO: CULTURA, TEATRO E EDUCAÇÃO POPULARES
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v41i2.40762Palavras-chave:
cultura popular, Teatro do Oprimido, opressão, pluralismoResumo
O presente artigo divide-se em duas partes: uma discussão com base em aportes teóricos e um relato de uma experiência. Partindo de uma breve narrativa histórica sobre o conceito de cultura popular enquanto uma categoria intelectual, presente em alguns movimentos sociais de esquerda brasileiros durante as décadas de 50 e 60, destaca a importância deste conceito em Augusto Boal. Em seguida, caracteriza o Teatro do Oprimido (TO) dentro de uma determinada tradição de teatro popular, o teatro político. Por fim, relata uma experiência num curso de formação no Centro de Teatro do Oprimido, onde discute-se também o que vem a ser “opressão” e como alguns potenciais educativos do TO têm contribuído para repensar a educação popular no contexto atual e ampliar as possibilidades do fazer pedagógico em geral.Downloads
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