DIMENSÕES SÓCIO-EDUCATIVAS DO TEATRO DO OPRIMIDO: CULTURA, TEATRO E EDUCAÇÃO POPULARES

Autores

  • Thiago de Oliveira Alochio Universidade Federal do Rio de janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i2.40762

Palavras-chave:

cultura popular, Teatro do Oprimido, opressão, pluralismo

Resumo

O presente artigo divide-se em duas partes: uma discussão com base em aportes teóricos e um relato de uma experiência. Partindo de uma breve narrativa histórica sobre o conceito de cultura popular enquanto uma categoria intelectual, presente em alguns movimentos sociais de esquerda brasileiros durante as décadas de 50 e 60, destaca a importância deste conceito em Augusto Boal. Em seguida, caracteriza o Teatro do Oprimido (TO) dentro de uma determinada tradição de teatro popular, o teatro político. Por fim, relata uma experiência num curso de formação no Centro de Teatro do Oprimido, onde discute-se também o que vem a ser “opressão” e como alguns potenciais educativos do TO têm contribuído para repensar a educação popular no contexto atual e ampliar as possibilidades do fazer pedagógico em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago de Oliveira Alochio, Universidade Federal do Rio de janeiro

Possui graduação em Historia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Atualmente é mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação na UFRJ (PPGE) e produtor cultural na Secretaria Adjunta de Cultura, Ciência e Tecnologia da cidade de Maricá. Tem experiência nas áreas de Ensino de História, Acesso aos Direitos Humanos e Produção Cultural.

Downloads

Publicado

2016-08-26

Como Citar

ALOCHIO, T. de O. DIMENSÕES SÓCIO-EDUCATIVAS DO TEATRO DO OPRIMIDO: CULTURA, TEATRO E EDUCAÇÃO POPULARES. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 2, p. 287–304, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i2.40762. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40762. Acesso em: 22 dez. 2024.