AS NARRATIVAS DO MEDO E A CRIMINALIZAÇÃO DA JUVENTUDE: O DISCURSO PUNITIVO CONTRA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI

Autores

  • Dione Antônio Carvalho de Souza Santibanez Universidade Federal de Goiás - Prof. Substituto.
  • Najla Franco Frattari Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IF Goiás/ Professora Adjunta.
  • Dijaci David Oliveira Universidade Federal de Goiás - Professor Adjunto.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v40i2.32815

Palavras-chave:

Maioridade penal, adolescência, criminalização da juventude

Resumo

Neste artigo discutiremos sobre o tema da redução da maioridade penal. Para realizar o estudo tomaremos os dados sobre a participação de adolescentes em práticas criminais no Estado de Goiás nos anos de 2012 e 2013. O objetivo é confrontar a participação concreta dos adolescentes com as narrativas sociais e proposições políticas em favor da redução da maioridade. A partir da leitura dos dados podemos observar uma forte discrepância entre as narrativas que apontam o potencial criminal dos adolescentes e os dados reais. A discussão resulta do diálogo articulado entre resultados de duas pesquisas: 1) Levantamento do Sistema Socioeducativo Municipal em Goiânia; e, 2) Violência Urbana no Estado de Goiás.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dione Antônio Carvalho de Souza Santibanez, Universidade Federal de Goiás - Prof. Substituto.

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Professor Substituto da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás. Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Criminalidade e Violência.

Najla Franco Frattari, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IF Goiás/ Professora Adjunta.

Professora do Instituto Federal de Goiás. Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás e Mestrado em Sociologia pela mesma instituição. Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Criminalidade, Violência e Justiça Criminal da Universidade Federal de Goiás.

Dijaci David Oliveira, Universidade Federal de Goiás - Professor Adjunto.

Bacharel em sociologia (1996) e licenciado em ciências sociais (1997) pela Universidade de Brasília. Finalizou o mestrado em 1999, pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da UnB com uma dissertação sobre redes sociais. Concluiu o doutorado em sociologia em 2007 com uma tese sobre desaparecidos civis (2007). Foi Bolsista Internacional da Fundação Ford entre 2004 a 2006.

Downloads

Publicado

2015-08-29

Como Citar

SANTIBANEZ, D. A. C. de S.; FRATTARI, N. F.; OLIVEIRA, D. D. AS NARRATIVAS DO MEDO E A CRIMINALIZAÇÃO DA JUVENTUDE: O DISCURSO PUNITIVO CONTRA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 40, n. 2, p. 307–325, 2015. DOI: 10.5216/ia.v40i2.32815. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/32815. Acesso em: 27 abr. 2024.