ADORNO E OS TIPOS DE COMPORTAMENTO MUSICAL: ATUALIDADE E LIMITES DE UMA CATEGORIZAÇÃO

Autores

  • Monique Andries Nogueira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i2.31709

Palavras-chave:

Comportamentos musicais, Teoria crítica, Sociologia da música

Resumo

O presente artigo busca promover uma reflexão acerca da atualidade da classificação dos comportamentos musicais, realizada por T. W. Adorno, na década de sessenta do século passado. Em seu ensaio original, o filósofo aponta oito tipos de ouvintes: o especialista, o bom ouvinte, o consumidor cultural, o ouvinte emocional, o ouvinte do ressentimento, o ouvinte de jazz, o ouvinte do entretenimento e o indiferente. Ao fazer essa categorização, Adorno utiliza tanto elementos propriamente musicais, quanto fundamentos sociológicos e psicológicos. Uma vez que intensa modificação nos padrões de escuta se deu a partir da crescente revolução tecnológica, poder-se-ia supor que esta categorização se apresentasse inválida. No entanto, concluímos que boa parte de sua análise permanece atual e relevante, pois são pontuais os possíveis anacronismos. O que ressalta aos olhos é que os processos de regressão da audição e de coisificação da música pela indústria cultural permanecem ativos e devastadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monique Andries Nogueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Bacharel em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e licenciada em Educação Artística pelo Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário. Mestra em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde é membro permanente do Programa de Pós Graduação em Educação. Pesquisa e orienta trabalhos sobre Formação de professores, Educação Musical, Arte, Cultura, Educação Infantil e Didática.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

NOGUEIRA, M. A. ADORNO E OS TIPOS DE COMPORTAMENTO MUSICAL: ATUALIDADE E LIMITES DE UMA CATEGORIZAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 2, p. 297–310, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i2.31709. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31709. Acesso em: 25 abr. 2024.