A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E AS CONCEPÇÕES DOS GRADUANDOS DO CURSO DE EXTENSÃO “LEITURA E ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA”

Autores

  • Sandra Aparecida Pires Franco Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Andressa Cristina Molinari Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.20563

Palavras-chave:

Leitura. Escrita. Formação de Leitores. Universidade.

Resumo

Neste estudo, investigou-se como alunos de um Curso de Extensão de uma Universidade Pública do Norte do Paraná percebem o ato da leitura. Para tal, os dados coletados de um questionário procuraram buscar respostas para três perguntas: O que é ler?, Qual a sua importância? e Onde ela ocorre? Visando contribuir com o processo de formação de alunos leitores no âmbito da escola e da Universidade, partimos da concepção de leitura para além de uma decodificação de palavras. Como sujeitos da pesquisa tivemos seis alunos que participaram do Curso de Extensão. Apontamos também, a necessidade de implementação de atividades no âmbito escolar que possibilitem a superação da prática de leitura mecânica e falhas para interpretações. O tratamento dado ao instrumento foi de cunho interpretativista por intermédio da indução.

 

Palavras-chave: Leitura. Escrita. Formação de Leitores. Universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduada em Letras e Pedagogia, Mestre em Educação e Doutora em Letras. Atualmente é professora do Deprtamento de Educação da Universidade estadual de Londrina.

Andressa Cristina Molinari, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Letras e graduanda em Pedagogia. Aluna de Iniciação Científica

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

FRANCO, S. A. P.; MOLINARI, A. C. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E AS CONCEPÇÕES DOS GRADUANDOS DO CURSO DE EXTENSÃO “LEITURA E ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA”. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 3, p. 663–675, 2013. DOI: 10.5216/ia.v38i3.20563. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20563. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos