A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E AS CONCEPÇÕES DOS GRADUANDOS DO CURSO DE EXTENSÃO “LEITURA E ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA”
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.20563Palavras-chave:
Leitura. Escrita. Formação de Leitores. Universidade.Resumo
Neste estudo, investigou-se como alunos de um Curso de Extensão de uma Universidade Pública do Norte do Paraná percebem o ato da leitura. Para tal, os dados coletados de um questionário procuraram buscar respostas para três perguntas: O que é ler?, Qual a sua importância? e Onde ela ocorre? Visando contribuir com o processo de formação de alunos leitores no âmbito da escola e da Universidade, partimos da concepção de leitura para além de uma decodificação de palavras. Como sujeitos da pesquisa tivemos seis alunos que participaram do Curso de Extensão. Apontamos também, a necessidade de implementação de atividades no âmbito escolar que possibilitem a superação da prática de leitura mecânica e falhas para interpretações. O tratamento dado ao instrumento foi de cunho interpretativista por intermédio da indução.
Palavras-chave: Leitura. Escrita. Formação de Leitores. Universidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.