AÇÃO PEDAGÓGICA DIALÓGICA: DESAFIO PARA SUPERAR A RACIONALIDADE DISCIPLINAR

Autores

  • Maria da Anunciação Pinheiro Barros Neta Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.19508

Palavras-chave:

racionalidade disciplinar, pedagogia burocrática, interdisciplinaridade, ações pedagógicas dialógicas.

Resumo

O trabalho apresenta resultados da pesquisa sobre possível efetivação da ação educativa de cunho interdisciplinar no curso de Pedagogia. Após a introdução, retoma, de forma sucinta, indicações teóricas de Weber e Tragtenberg sobre o processo de racionalização moderno e suas implicações na educação disciplinar. Com base na investigação qualitativa fenomenológica, descreve as informações colhidas das alunas entrevistadas e, como resultado, compreende e interpreta que é muito difícil construir a ação pedagógica de cunho interdisciplinar no interior da instituição ancorada na disciplinarização. Finaliza apresentando breve síntese da análise da pesquisa e aponta estratégias para inverter o movimento disciplinar na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Anunciação Pinheiro Barros Neta, Universidade Federal de Mato Grosso

É licenciada em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Mestre em Educação na área de História e Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Doutora em Educação na área de História, Filosofia e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desde 1994 atua como docente do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Mato Grosso-IE-UFMT, lecionando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). É autora dos livros A influência da TV na educação de crianças e adolescentes e Desencantamento do Mundo, Burocracia e Educação.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

PINHEIRO BARROS NETA, M. da A. AÇÃO PEDAGÓGICA DIALÓGICA: DESAFIO PARA SUPERAR A RACIONALIDADE DISCIPLINAR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 3, p. 593–612, 2013. DOI: 10.5216/ia.v38i3.19508. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/19508. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos