ARTE E FILOSOFIA:CONHECIMENTO E CRÍTICA CULTURAL A RESPEITO DA (DE)FORMAÇÃO CULTURAL

Autores

  • Cynthia Maria Jorge Viana Universidade Federal de Goiás
  • Kety Valéria Simões Franciscatti Universidade Federal de São João Del-Rei/UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v37i2.17104

Palavras-chave:

Theodor W. Adorno, Cultura, Fantasia/Imaginação, Pensamento

Resumo

Com base nas formulações do ?lósofo alemão Theodor W. Adorno, este artigo apresenta algumas considerações a respeito das potencialidades da arte e da ?loso?a no desvelamento dos limites e possibilidades da (de)formação cultural. Entre fugas e espelhos, arte e filosofia são discutidas a partir de duas perspectivas: a primeira, no tocante à arte, tem como ponto de partida a fantasia/imaginação, a qual, como fuga, permite estabelecer a mediação entre o que foi traído pela cultura e a possibilidade de transcendê-la; a segunda perspectiva traz, no entrelaçamento entre arte e filosofia, algumas aproximações e diferenças entre ensaio e arte, a partir da tarefa crucial da filosofia provocação e questionamento infíndável a respeito dos aspectos da realidade, universal e particular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kety Valéria Simões Franciscatti, Universidade Federal de São João Del-Rei/UFSJ

Mestre e Doutora em Psicologia: Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente do Departamento de Psicologia (DPSIC) e do Programa de Mestrado em Psicologia (PPGPSI) e pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (LAPIP) da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ).

Downloads

Publicado

2012-10-19

Como Citar

VIANA, C. M. J.; SIMÕES FRANCISCATTI, K. V. ARTE E FILOSOFIA:CONHECIMENTO E CRÍTICA CULTURAL A RESPEITO DA (DE)FORMAÇÃO CULTURAL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 37, n. 2, p. 237–254, 2012. DOI: 10.5216/ia.v37i2.17104. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/17104. Acesso em: 2 maio. 2024.