ROTINA E ATIVIDADES EDUCATIVAS EM PRÉ-ESCOLA

Autores

  • Ruth Bernardes de Sant’Ana Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v35i1.13139

Palavras-chave:

Processo socioeducativo, Educação infantil, Rotina da pré escola, infância

Resumo

O artigo focaliza a rotina de uma pré-escola pública municipal nos anos 2001-2002, com o objetivo de trazer aspectos significativos do “currículo real”. A observação foi feita na forma de registro cursivo, isto é, foram minuciosamente descritas as atividades e dinâmicas interacionais ocorridas no espaço da escola durante o tempo de observação. As contradições e ambiguidades mais significativas ali encontradas foram: a) as professoras procuram a conciliação de diferentes expectativas, ou seja, as da família, as da futura escola que irá receber o aluno e as da criança, buscando, por meio da organização das atividades educativas, criar condições para uma adaptação rápida da criança às supostas exigências da sociedade; b) ao mesmo tempo, ocorre a resistência das crianças a assumir o papel de “aluno”, o que mostra o embate entre o tempo social e o da infância na Educação Infantil na contemporaneidade. Contra o fracasso escolar, os adultos empreendem a escolarização do mundo infantil em meio à oposição das crianças, que querem brincar e conviver com seus pares, o que produz tensões no cotidiano do estabelecimento.

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Publicado

2011-02-06

Como Citar

SANT’ANA, R. B. de. ROTINA E ATIVIDADES EDUCATIVAS EM PRÉ-ESCOLA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 175–198, 2011. DOI: 10.5216/ia.v35i1.13139. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/13139. Acesso em: 28 abr. 2024.