ROTINA E ATIVIDADES EDUCATIVAS EM PRÉ-ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v35i1.13139Palavras-chave:
Processo socioeducativo, Educação infantil, Rotina da pré escola, infânciaResumo
O artigo focaliza a rotina de uma pré-escola pública municipal nos anos 2001-2002, com o objetivo de trazer aspectos significativos do “currículo real”. A observação foi feita na forma de registro cursivo, isto é, foram minuciosamente descritas as atividades e dinâmicas interacionais ocorridas no espaço da escola durante o tempo de observação. As contradições e ambiguidades mais significativas ali encontradas foram: a) as professoras procuram a conciliação de diferentes expectativas, ou seja, as da família, as da futura escola que irá receber o aluno e as da criança, buscando, por meio da organização das atividades educativas, criar condições para uma adaptação rápida da criança às supostas exigências da sociedade; b) ao mesmo tempo, ocorre a resistência das crianças a assumir o papel de “aluno”, o que mostra o embate entre o tempo social e o da infância na Educação Infantil na contemporaneidade. Contra o fracasso escolar, os adultos empreendem a escolarização do mundo infantil em meio à oposição das crianças, que querem brincar e conviver com seus pares, o que produz tensões no cotidiano do estabelecimento.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.