TECENDO FIOS, TRAJETÓRIAS E SENTIDOS SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE E FORMAÇÃO EM GEOGRAFIA
WEAVING THREADS, TRAJECTORIES AND MEANINGS ABOUT THE TEACHING INTERNSHIP AND TRAINING IN GEOGRAPHY
DOI:
https://doi.org/10.5216/bgg.v44i1.78491Palavras-chave:
estágio supervisionado, trajetórias docentes, geo-grafias, “lugar-escola”, educaçãoResumo
Entrelaçar as trajetórias e construir um fio de sentido para as diferentes apreensões sobre o estágio supervisionado é o objetivo do presente artigo, que tem como eixo de investigação o modo como as(os) professoras(es) pensam, sentem e vivem essa experiência, seja na escola, seja na universidade. Por meio de entrevistas, essa e outras questões são rememoradas e contadas pelas(os) entrevistadas(os) e participantes de uma pesquisa realizada com docentes de Geografia do estado do Rio de Janeiro. Alguns fios comuns emergiram do entrelaçamento das trajetórias das(os) docentes: i) a relação e afirmação das(os) entrevistadas(os) com a escola pública; ii) o encontro com o saber geográfico, especificamente com o lugar como experiência espacial e referência escalar; iii) a formação continuada movida pelo “lugar-escola”. Somam-se a esses fios comuns o trabalho e a identidade docente como categorias estruturantes do estágio supervisionado. A emergência dessas questões, categorias e conceitos reforçam a interface entre Geografia e Educação. O “lugar-escola” é um exercício e uma síntese do diálogo entre essas duas áreas de saber. Por fim, sublinhamos a importância de acessar as trajetórias e geo-grafias docentes como elemento de construção de pontes entre os diferentes sujeitos envolvidos com o estágio supervisionado.