PERFIL DO DOCENTE DA ESCOLA AGRÍCOLA DE RIO CLARO (SP) E A ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DO CAMPO - DOI 10.5216/bgg.v34i2.31732
DOI:
https://doi.org/10.5216/bgg.v34i2.31732Resumo
Este artigo tem como objetivo traçar o perfil dos professores da Escola Agrícola de Rio Claro (SP), situandoos no contexto nacional, com o intuito de compreender a organização espacial da zona rural do município. Como procedimentos metodológicos, foram aplicados questionários aos docentes da unidade escolar e, depois, analisados tanto para uma comparação com os professores brasileiros – através dos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) – quanto para a captura das representações sociais e práticas docentes dos professores da escola agrícola pesquisada. Nas considerações finais, é discutido o papel do professor na educação voltada aos alunos residentes no campo de municípios muito urbanizados.
Palavras-chave: docente, organização espacial, escola agrícola, Rio Claro.