Tejiendo hilos y entrelazando trayectorias y sentidos sobre la pasantía y formación docente en Geografía

WEAVING THREADS, TRAJECTORIES AND MEANINGS ABOUT THE TEACHING INTERNSHIP AND TRAINING IN GEOGRAPHY

Autores/as

  • Amélia Cristina Bezerra Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil. ameliacristina@id.uff.br
  • Jader Janer Moreira Lopes Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil. jjanergeo@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-3510-8647
  • Lúcia Cavalieri Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil. cavalierilucia@id.uff.br https://orcid.org/0000-0003-2443-4308

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v44i1.78491

Palabras clave:

pasantía;, trayectorias docentes, geografías, “lugar-escuela”;, educación

Resumen

Entrelazar las trayectorias y construir un hilo de significado para las diferentes aprehensiones sobre la pasantía es el objetivo de este artículo, que tiene como eje de investigación la manera cómo los docentes piensan, sienten y viven esta experiencia, ya sea en la escuela, ya sea en la universidad. A través de entrevistas, ésta y otras preguntas son recordadas y narradas por los entrevistados y participantes de una encuesta realizada con profesores de Geografía en el estado de Río de Janeiro. Del entrelazamiento de las trayectorias de los docentes surgieron algunos hilos comunes: i) la relación y afirmación de los entrevistados con la escuela pública; ii) el encuentro con el conocimiento geográfico, específicamente con el lugar como experiencia espacial y referencia escalar; iii) formación continua impulsada por el “lugar-escuela”. A estos hilos comunes se suman la identidad laboral y docente como categorías estructurantes de la pasantía. El surgimiento de estas preguntas, categorías y conceptos refuerza la interfaz entre geografía y educación. El “lugar-escuela” es un ejercicio y una síntesis del diálogo entre estas dos áreas de conocimiento. Finalmente, destacamos la importancia de acceder a trayectorias y geografías docentes como elemento de construcción de puentes entre los diferentes sujetos involucrados con las prácticas.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amélia Cristina Bezerra, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil. ameliacristina@id.uff.br

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense -FEUFF- e do Programa de pós-graduação em Geografia da UFF- POSGEO-UFF.  Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Ceará – UFC- Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco -UFPE - e Doutorado em Geografia e Pós-Doutorado em Educação, ambos pela Universidade Federal Fluminense-UFF. Lider do Grupo de Pesquisa GERASOES.

Jader Janer Moreira Lopes , Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil. jjanergeo@gmail.com

Professor Titular. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003) e pós-doutorado pelo Internationaler Promotionsstudiengang Erziehungswissenchaft/Psychologie- INEDD, da Universität Siegen, Alemanha. Atualmente é professor do programa de pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde orienta mestrado e doutorado. Atuou como membro do Grupo Gestor da Creche UFF. Coordenador do Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI). Foi vice coordenador do GT de Educação de Crianças de 0 a 7 anos da ANPED. Integra a Rede PIMu- Rede Primeira Infância e Museus. Integra a Red Latino Americana de Protagonismo Infantil. Integra a Red Latinoamericana de Estudos da Parentalidad. Tem experiência na área de Geografia e Educação, Educação Infantil, bebês, crianças e suas infâncias, Desenvolvimento Humano e Teoria Histórico-cultural. Atua principalmente nos seguintes temas: Estudos sobre a Espacialização da Vida; Geografia - ensino/aprendizagem; Geografia da Infância; Educação Infantil, Desenvolvimento humano e Teoria Histórico-cultural.

Lúcia Cavalieri , Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil. cavalierilucia@id.uff.br

Dedica-se ao Magistério do Ensino Superior na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF) desde 2013. Em 2021/2022 realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UNIRIO na Linha de Pesquisa: Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologias, junto ao Grupo Infâncias, Tradição Ancestral e Cultura Ambiental (GiTaKa). No final da década de 1990 obteve a licenciatura e o bacharelado em Geografia na Universidade de São Paulo. Em 2010 tornou-se Doutora em Ciências (Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana) também pela USP. Campo de atuação, interesse e desejo: educação popular, educação ambiental, educação museal, relação teoria e prática na formação de professores, estágio supervisionado em geografia, campesinato e vida cotidiana, natureza e crianças, epistemologias nativas (mestres da cultura e da natureza). Integra a Rede Primeira Infância em Museus (PiMu), o GT22 (educação ambiental) da ANPED, o Laboep (Laboratório de Educação e Patrimônio), o Projeto Encontro de Saberes da UFF. Coordena o PIBID núcleo Geografia-Niterói (edital CAPES 23/2022) e coordena o Projeto de Extensão " Museu Vivo Caiçara". É mãe de Martin desde 2008.

Publicado

2024-11-18

Cómo citar

BEZERRA, A. C.; JANER MOREIRA LOPES , J.; CAVALIERI , L. Tejiendo hilos y entrelazando trayectorias y sentidos sobre la pasantía y formación docente en Geografía: WEAVING THREADS, TRAJECTORIES AND MEANINGS ABOUT THE TEACHING INTERNSHIP AND TRAINING IN GEOGRAPHY. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 44, n. 1, 2024. DOI: 10.5216/bgg.v44i1.78491. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/78491. Acesso em: 19 nov. 2024.