Desafios da educação no Brasil: uma análise do fechamento das escolas no campo de 1999 a 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v45i1.80308

Palavras-chave:

Educação do Campo; fechamento de escolas; políticas públicas.

Resumo

O Brasil enfrenta desafios para garantir uma educação de qualidade, com disparidades persistentes no acesso às escolas e permanência dos alunos. Este artigo analisa o fechamento de escolas no campo no Brasil e as políticas associadas a esse processo. A partir de dados do INEP e dos censos demográficos do IBGE, verificou-se a redução de escolas no campo de 118.996, em 1999, para 54.730, em 2019. Isso equivale a uma média de quase 3.000 escolas fechadas por ano, ou a oito a cada dia. Embora a população urbana tenha crescido, a redução de escolas no campo foi desproporcional, apontando para uma negligência em relação à política de educação contextualizada, agravando desigualdades e comprometendo a diversidade cultural e socioeconômica.

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Biografia do Autor

Cássia Betania Rodrigues dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil, cassiageoterra@hotmail.com

Doutora em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB) e Pós doutora em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora Substituta no Instituto Federal de Goiás, Campus Formosa.

Juscelino Eudâmidas Bezerra, Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF, Brasil, jebgeo@unb.br

Professor dos cursos de graduação e pós-graduação do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (UnB). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq GovernAGRO e membro do Laboratório GeoRedes.

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Publicado

2025-12-15

Como Citar

SANTOS, Cássia Betania Rodrigues dos; BEZERRA, Juscelino Eudâmidas. Desafios da educação no Brasil: uma análise do fechamento das escolas no campo de 1999 a 2019. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 45, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/bgg.v45i1.80308. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/80308. Acesso em: 17 dez. 2025.

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