TECENDO FIOS, TRAJETÓRIAS E SENTIDOS SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE E FORMAÇÃO EM GEOGRAFIA

WEAVING THREADS, TRAJECTORIES AND MEANINGS ABOUT THE TEACHING INTERNSHIP AND TRAINING IN GEOGRAPHY

Autores

  • Amélia Cristina Bezerra Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil. ameliacristina@id.uff.br
  • Jader Janer Moreira Lopes Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil. jjanergeo@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-3510-8647
  • Lúcia Cavalieri Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil. cavalierilucia@id.uff.br https://orcid.org/0000-0003-2443-4308

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v44i1.78491

Palavras-chave:

estágio supervisionado, trajetórias docentes, geo-grafias, “lugar-escola”, educação

Resumo

Entrelaçar as trajetórias e construir um fio de sentido para as diferentes apreensões sobre o estágio supervisionado é o objetivo do presente artigo, que tem como eixo de investigação o modo como as(os) professoras(es) pensam, sentem e vivem essa experiência, seja na escola, seja na universidade. Por meio de entrevistas, essa e outras questões são rememoradas e contadas pelas(os) entrevistadas(os) e participantes de uma pesquisa realizada com docentes de Geografia do estado do Rio de Janeiro. Alguns fios comuns emergiram do entrelaçamento das trajetórias das(os) docentes: i) a relação e afirmação das(os) entrevistadas(os) com a escola pública; ii) o encontro com o saber geográfico, especificamente com o lugar como experiência espacial e referência escalar; iii) a formação continuada movida pelo “lugar-escola”. Somam-se a esses fios comuns o trabalho e a identidade docente como categorias estruturantes do estágio supervisionado. A emergência dessas questões, categorias e conceitos reforçam a interface entre Geografia e Educação. O “lugar-escola” é um exercício e uma síntese do diálogo entre essas duas áreas de saber. Por fim, sublinhamos a importância de acessar as trajetórias e geo-grafias docentes como elemento de construção de pontes entre os diferentes sujeitos envolvidos com o estágio supervisionado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amélia Cristina Bezerra, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil. ameliacristina@id.uff.br

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense -FEUFF- e do Programa de pós-graduação em Geografia da UFF- POSGEO-UFF.  Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Ceará – UFC- Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco -UFPE - e Doutorado em Geografia e Pós-Doutorado em Educação, ambos pela Universidade Federal Fluminense-UFF. Lider do Grupo de Pesquisa GERASOES.

Jader Janer Moreira Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil. jjanergeo@gmail.com

Professor Titular. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003) e pós-doutorado pelo Internationaler Promotionsstudiengang Erziehungswissenchaft/Psychologie- INEDD, da Universität Siegen, Alemanha. Atualmente é professor do programa de pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde orienta mestrado e doutorado. Atuou como membro do Grupo Gestor da Creche UFF. Coordenador do Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI). Foi vice coordenador do GT de Educação de Crianças de 0 a 7 anos da ANPED. Integra a Rede PIMu- Rede Primeira Infância e Museus. Integra a Red Latino Americana de Protagonismo Infantil. Integra a Red Latinoamericana de Estudos da Parentalidad. Tem experiência na área de Geografia e Educação, Educação Infantil, bebês, crianças e suas infâncias, Desenvolvimento Humano e Teoria Histórico-cultural. Atua principalmente nos seguintes temas: Estudos sobre a Espacialização da Vida; Geografia - ensino/aprendizagem; Geografia da Infância; Educação Infantil, Desenvolvimento humano e Teoria Histórico-cultural.

Lúcia Cavalieri , Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil. cavalierilucia@id.uff.br

Dedica-se ao Magistério do Ensino Superior na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF) desde 2013. Em 2021/2022 realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UNIRIO na Linha de Pesquisa: Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologias, junto ao Grupo Infâncias, Tradição Ancestral e Cultura Ambiental (GiTaKa). No final da década de 1990 obteve a licenciatura e o bacharelado em Geografia na Universidade de São Paulo. Em 2010 tornou-se Doutora em Ciências (Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana) também pela USP. Campo de atuação, interesse e desejo: educação popular, educação ambiental, educação museal, relação teoria e prática na formação de professores, estágio supervisionado em geografia, campesinato e vida cotidiana, natureza e crianças, epistemologias nativas (mestres da cultura e da natureza). Integra a Rede Primeira Infância em Museus (PiMu), o GT22 (educação ambiental) da ANPED, o Laboep (Laboratório de Educação e Patrimônio), o Projeto Encontro de Saberes da UFF. Coordena o PIBID núcleo Geografia-Niterói (edital CAPES 23/2022) e coordena o Projeto de Extensão " Museu Vivo Caiçara". É mãe de Martin desde 2008.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

BEZERRA, A. C.; JANER MOREIRA LOPES , J.; CAVALIERI , L. TECENDO FIOS, TRAJETÓRIAS E SENTIDOS SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE E FORMAÇÃO EM GEOGRAFIA : WEAVING THREADS, TRAJECTORIES AND MEANINGS ABOUT THE TEACHING INTERNSHIP AND TRAINING IN GEOGRAPHY. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 44, n. 1, 2024. DOI: 10.5216/bgg.v44i1.78491. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/78491. Acesso em: 21 dez. 2024.