MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: AS POSSIBILIDADES DE USO DA HIPERMÍDIA - DOI 10.5216/bgg.v35i2.37432
DOI:
https://doi.org/10.5216/bgg.v35i2.37432Resumo
O desenvolvimento e a aplicação das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) têm aberto muitaspossibilidades na educação escolar. Na Educação Ambiental, o uso das TICs pode proporcionar a sensibilização,o conhecimento virtual de lugares diferenciados e de seus problemas socioambientais, por mais distantesespacialmente que os usuários estejam do ambiente visitado. Considerando essas questões e a partir deuma Educação Ambiental vinculada à pedagogia da complexidade, construiu-se um material didático focadono Parque Municipal Victório Siquierolli, em Uberlândia, Minas Gerais, cujas imagens, textos e sons foramimplementados em suporte digital. A hipermídia foi testada e avaliada por alunos, cujos resultados são a basepara a reflexão acerca da arquitetura da hipermídia e das potencialidades de seu uso na Educação AmbientalFormal.
Palavras-chave: educação ambiental formal, Parque Victório Siquierolli, hipermídia.