AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA INTERSECÇÃO ENTRE ESTADO E MERCADOS: VIAS PARA A CONSTRUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO RURAL

PUBLIC POLICIES AT THE INTERSECTION OF THE STATE AND MARKETS: PATHWAYS TOWARDS THE CONSTRUCTION OF RURAL DEVELOPMENT

Autores

  • Maiara Tavares Sodré Instituto Federal Catarinense (IFC), Câmpus São Bento do Sul
  • Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v42.69224

Resumo

O objetivo do artigo consiste em demonstrar que existem margens viáveis para a construção de projetos de desenvolvimento rural que se valham de pequenas lacunas na configuração do sistema econômico vigente. Defende-se a ideia de que as políticas podem atuar como instrumentos de apropriação democrática do Estado e dos mercados, favorecendo a reprodução social da agricultura familiar, segmento central na perspectiva de desenvolvimento adotada. A metodologia empregada se embasa em reflexão teórica e na realização de entrevistas com agricultores, extensionistas e gestores públicos do município de Pelotas/RS. Com base na análise do recorte empírico da pesquisa e também de outros contextos espaciais, o artigo discute exemplos do aproveitamento de instituições públicas e dos mercados que conduziram a avanços ou mitigaram problemas enfrentados por segmentos historicamente preteridos, caso da agricultura familiar no Brasil. Isso demonstra o potencial dos contextos locais de atuarem como protagonistas no enfrentamento de lógicas desiguais estruturalmente impostas. O artigo conclui que não é preciso romper com o sistema econômico para depois buscar a construção de alternativas de futuro, a multiplicidade de possibilidades abertas nos lugares pode ser o ponto inicial da construção de novos projetos de futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maiara Tavares Sodré, Instituto Federal Catarinense (IFC), Câmpus São Bento do Sul

Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2014). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2016), tendo sido bolsista FAPERGS. Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Câmpus de Presidente Prudente - UNESP/PP (2021), com bolsa FAPESP. Integrante dos grupos de pesquisa/CNPq Dinâmica Regional e Agropecuária (UNESP/PP); Estudos Agrários e Ambientais (UFPel); e Território, desenvolvimento e agricultura (USP). Membro da Rede de Estudos Agrários (REA Brasil), composta por grupos de pesquisa da UFPel, UNESP/Rio Claro, UNIFAL, UNIMONTES e UFS. Atualmente é professora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Câmpus São Bento do Sul.

Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus Presidente Prudente

Licenciada em Geografia pela UNESP de Pres. Prudente (1985); mestrado (1991) e doutorado em Geografia (2000) pela UNESP de Rio Claro. Realizou estágio de pós-doutorado sobre desenvolvimento rural sustentável na École des Hautes Études en Sciences Sociales sob a supervisão do Professor Ignacy Sachs (2004/2005). Foi professora concursadada Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (1986-1988) e do Centro Universitário de Três Lagoas da UFMS (1988-1993). Atualmente é professora dos Cursos de Graduação e Pós-graduação em Geografia da UNESP de Pres. Prudente. Bolsista de Produtividade do CNPq. É parecerista das seguintes agências: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (FAPEMA). Parecerista dos periódicos: Confins - Revista Franco-Brasileira, Revista Campo-Território, GeoUerj, Revista Kultur (Espanha), Revista Formação, Caderno Prudentino de Geografia. Tem experiência na área de Geografia (Humana; Regional e Agrária), atuando principalmente com os seguintes temas: Políticas Públicas; Organização espacial; Segurança alimentar; Estratégias de Reprodução Social; Organizações Coletivas; Diversificação Produtiva; Desenvolvimento Local/Regional.

Publicado

2022-12-22

Como Citar

TAVARES SODRÉ, M.; DE MEDEIROS HESPANHOL, R. A. AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA INTERSECÇÃO ENTRE ESTADO E MERCADOS: VIAS PARA A CONSTRUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO RURAL: PUBLIC POLICIES AT THE INTERSECTION OF THE STATE AND MARKETS: PATHWAYS TOWARDS THE CONSTRUCTION OF RURAL DEVELOPMENT. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 42, n. 01, 2022. DOI: 10.5216/bgg.v42.69224. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/69224. Acesso em: 23 maio. 2024.