PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA – MS
DOI:
https://doi.org/10.5216/bgg.v37i1.46247Resumo
Estudos sobre políticas públicas direcionadas ao ensino médio têm provado que existem lacunas em seu processo de planejamento e implementação que necessitam ser superadas. Tal hiato é evidência de uma situação contraditória entre o que se planeja para educação de nível médio e o que é esperado pelo público alvo. Tais problemáticas têm demonstrado a relevância de manter um processo contínuo de acompanhamento dessas políticas públicas. Neste sentido, este artigo traz uma análise da implantação e implementação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino no Município de Aquidauana – MS, enfatizando a formação continuada dos professores de geografia. Os procedimentos metodológicos envolveram levantamento de referencial teórico, observações durante as etapas da formação continuadaoferecida pelo Pacto na Rede Estadual de Ensino de Aquidauana, pesquisa documental, entrevistas com os professores de geografia e análise de dados. Para somar à discussão, recorreu-se à pesquisa bibliográfica versando sobre o cotidiano docente. O estudo aponta contribuições para a formação do professor de geografia e com as políticas públicas educacionais, na perspectiva de encontrar medidas para a promoção da valorização do profissional da educação, desenvolvimento de metodologias de ensino, bem como para o desenvolvimento
do ensino médio num contexto mais amplo.
Palavras-chave: Políticas públicas, formação continuada, geografia.
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Publicado
2017-04-05
Como Citar
DE LEÃO DUARTE, R.; SOCORRO DA ANUNCIAÇÃO, V. PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA – MS. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 37, n. 1, p. 122–139, 2017. DOI: 10.5216/bgg.v37i1.46247. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/46247. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos