PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA – MS
DOI:
https://doi.org/10.5216/bgg.v37i1.46247Resumen
Estudos sobre políticas públicas direcionadas ao ensino médio têm provado que existem lacunas em seu processo de planejamento e implementação que necessitam ser superadas. Tal hiato é evidência de uma situação contraditória entre o que se planeja para educação de nível médio e o que é esperado pelo público alvo. Tais problemáticas têm demonstrado a relevância de manter um processo contínuo de acompanhamento dessas políticas públicas. Neste sentido, este artigo traz uma análise da implantação e implementação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino no Município de Aquidauana – MS, enfatizando a formação continuada dos professores de geografia. Os procedimentos metodológicos envolveram levantamento de referencial teórico, observações durante as etapas da formação continuadaoferecida pelo Pacto na Rede Estadual de Ensino de Aquidauana, pesquisa documental, entrevistas com os professores de geografia e análise de dados. Para somar à discussão, recorreu-se à pesquisa bibliográfica versando sobre o cotidiano docente. O estudo aponta contribuições para a formação do professor de geografia e com as políticas públicas educacionais, na perspectiva de encontrar medidas para a promoção da valorização do profissional da educação, desenvolvimento de metodologias de ensino, bem como para o desenvolvimento
do ensino médio num contexto mais amplo.
Palavras-chave: Políticas públicas, formação continuada, geografia.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A los autores no se pagará por la publicación de trabajos en el Boletim Goiano de Geografia, pues deben renunciar a sus derechos autorales a favor de esta revista. Los contenidos publicados, sin embargo, son de responsabilidade única y exclusiva de sus autores, aunque se reserve a los editores el derecho de hacer a ajustes textuales y adecuar el texto a las normas de publicación.