ERROS DIDÁTICOS E ERROS CONCEITUAIS NO ENSINO DA GEOGRAFIA: RETIFICAÇÕES E MEDIAÇÕES À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO - DOI 10.5216/bgg.v36i2.42794

Autores

  • Vanilton Camilo de Souza Universidade Federal de Goiás
  • Sônia Maria Vanzella Castellar

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v36i2.42794

Resumo

Uma das grandes tarefas postas atualmente é lidar com o Ensino de Geografia, assim como de outras disciplinas. Tal fato implica processos epistemológicos tanto em relação à formação do professor quanto à do aluno. O presente artigo analisa o processo de construção do conhecimento no Ensino de Geografia, focando a presença de erros didáticos e erros conceituais no ensino desta disciplina. Ao analisar sobre os erros, argumentaremos a importância da retificação dos mesmos como dimensão importante à mediação didática e à construção de um conhecimento geográfico no âmbito escolar. Os fundamentos para nossas análises focam na filosofia de Gaston Bachelard, centralmente em relação ao lugar do erro nos processos epistêmicos. Se há erros, há de ter retificação dos mesmos para então superar obstáculos epistemológicos e ascender a um novo conhecimento.
Palavras-Chave: ensino de geografia, erros didáticos e conceituais, retificação e mediação.

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Publicado

2016-08-16

Como Citar

CAMILO DE SOUZA, V.; MARIA VANZELLA CASTELLAR, S. ERROS DIDÁTICOS E ERROS CONCEITUAIS NO ENSINO DA GEOGRAFIA: RETIFICAÇÕES E MEDIAÇÕES À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO - DOI 10.5216/bgg.v36i2.42794. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 264, 2016. DOI: 10.5216/bgg.v36i2.42794. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/241. Acesso em: 24 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos