UMA QUESTÃO ALÉM DA SEMÂNTICA: INVESTIGANDO E DEMARCANDO CONCEPÇÕES SOBRE OS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

A QUESTION BEYOND SEMANTICS: INVESTIGATING AND DEMARCATING CONCEPTIONS ABOUT PHYSICO-NATURAL COMPONENTS IN GEOGRAPHY TEACHING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v41.65814

Resumo

Como denominar o ensino de relevo, solos, rochas, hidrografia, vegetação, clima entre outros, nas aulas de Geografia na Educação Básica? A fim de responder a esse questionamento, desenvolvemos o conceito de “componentes físico-naturais”, acreditando que ele traz consigo uma compreensão acerca do objeto da ciência geográfica e de seu ensino na Educação Básica. Ressaltamos a necessidade dessa conceitualização, construindo um estado do conhecimento sobre componentes físico-naturais em teses e dissertações referentes ao ensino de Geografia. Por meio dessa construção foi possível identificar: i- trabalhos que versam sobre esses componentes; ii- componentes físico-naturais contemplados nas investigações; iii- abordagem individual ou em articulação com outros componentes da mesma origem; iv- terminologias utilizadas para designar os componentes no interior das pesquisas e em seu ensino escolar; v- associação entre componentes físico-naturais e sociais; vi- apropriação desses componentes para que se realize, na escola básica, a interpretação de uma situação geográfica. Na busca por um conceito que abarque o dinamismo e os processos de constituição do espaço geográfico, bem como atenda às demandas da Geografia escolar, defendemos a concepção de componentes físico-naturais, com a finalidade de sua apropriação na Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-05-19 — Atualizado em 2023-11-16

Versões

Como Citar

MARTA BARBOSA DE MORAIS, E.; DE OLIVEIRA ROQUE ASCENÇÃO, V. UMA QUESTÃO ALÉM DA SEMÂNTICA: INVESTIGANDO E DEMARCANDO CONCEPÇÕES SOBRE OS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: A QUESTION BEYOND SEMANTICS: INVESTIGATING AND DEMARCATING CONCEPTIONS ABOUT PHYSICO-NATURAL COMPONENTS IN GEOGRAPHY TEACHING. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 41, n. 1, 2023. DOI: 10.5216/bgg.v41.65814. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/65814. Acesso em: 21 dez. 2024.