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Uma questão além da semântica: investigando e demarcando concepções sobre os componentes físico-naturais no Ensino de Geografia

Autores

  • Eliana Marta Barbosa de Morais Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás https://orcid.org/
  • Valéria de Oliveira Roque Ascenção Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v41.65814

Resumo

Como denominar o ensino de relevo, solos, rochas, hidrografia, vegetação, clima entre outros, nas aulas de Geografia na Educação Básica? A fim de responder a esse questionamento, desenvolvemos o conceito de “componentes físico-naturais”, acreditando que ele traz consigo uma compreensão acerca do objeto da ciência geográfica e de seu ensino na Educação Básica. Ressaltamos a necessidade dessa conceitualização, construindo um estado do conhecimento sobre componentes físico-naturais em teses e dissertações referentes ao ensino de Geografia. Por meio dessa construção foi possível identificar: i- trabalhos que versam sobre esses componentes; ii- componentes físico-naturais contemplados nas investigações; iii- abordagem individual ou em articulação com outros componentes da mesma origem; iv- terminologias utilizadas para designar os componentes no interior das pesquisas e em seu ensino escolar; v- associação entre componentes físico-naturais e sociais; vi- apropriação desses componentes para que se realize, na escola básica, a interpretação de uma situação geográfica. Na busca por um conceito que abarque o dinamismo e os processos de constituição do espaço geográfico, bem como atenda às demandas da Geografia escolar, defendemos a concepção de componentes físico-naturais, com a finalidade de sua apropriação na Educação Básica.

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Publicado

2021-05-19 — Atualizado em 2021-06-12

Versões

Como Citar

MARTA BARBOSA DE MORAIS, E.; DE OLIVEIRA ROQUE ASCENÇÃO, V. Uma questão além da semântica: investigando e demarcando concepções sobre os componentes físico-naturais no Ensino de Geografia. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 41, n. 1, 2021. DOI: 10.5216/bgg.v41.65814. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/65814. Acesso em: 3 dez. 2024.